Na série "Cinema de Enredo", diretor global dramatiza sambas de enredo clássicos do Carnaval carioca

Cena da série "Cinema de Enredo", do Prime Box Brazil (Foto: Divulgação)

A série "Cinema de Enredo" estreia na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, às 21h, no canal Prime Box Brazil. Dirigida por Luiz Antonio Pilar – ator, produtor e diretor que, entre outras obras, assina o filme "Lima Barreto, ao terceiro dia" e a novela "Todas as Flores", primeira produção dos Estúdios Globo exclusiva para o streaming e com elenco majoritariamente composto por atores e atrizes pretos -, "Cinema de Enredo" traz histórias inspiradas livremente nas mais icônicas composições carnavalescas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com episódios dedicados a diferentes gêneros dramáticos, como comédia, drama, farsas e tragédias. 

As dramatizações exploram o grande potencial narrativo do ritmo carnavalesco e sua predileção por temas que impactam o cotidiano e a identidade do povo brasileiro. Entre os sambas de enredo adaptados na série estão "Meu pé de laranja lima", da Mocidade Independente de Padre Miguel (1971); "Pra tudo se acabar na quarta-feira", da Unidos de Vila Isabel (1984); e "Lapa em três tempos", da Portela (1971). Ao final de todos os episódios, as composições são executadas, na íntegra, dentro do contexto dramático da narrativa. 

O elenco conta com Paulo Lessa, Antônio Pitanga, Rocco Pitanga, Ester Dias, Noemia Oliveira, Nando Cunha e Giselle Itié.

Especial de Carnaval 

Além da exibição regular na programação do Prime Box Brazil, a série será exibida na íntegra na programação especial de Carnaval do canal. Entre os dias 20 e 21 de fevereiro, a partir de 19h, a audiência poderá acompanhar todos os episódios na sequência. 

A programação terá ainda o documentário "30 Dias – Um Carnaval entre a alegria e a desilusão", exibido logo após a maratona de "Cinema de Enredo". Dirigido e roteirizado por Valmir Moratelli, o longa documental explora os desafios da Escola de Samba carioca Alegria da Zona Sul para sobreviver aos cortes de verbas e aos avanços do conservadorismo contra o Carnaval.

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