Novo documentário de Renato Barbieri, "Servidão" terá sessão gratuita seguida de debate

(Foto: Divulgação)

O documentário "Servidão", do diretor de "Pureza" (2022), Renato Barbieri, com narração de Negra Li, terá uma sessão especial de estreia em São Paulo. A exibição será nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 18h, no CineSesc, e é aberta ao público. A retirada de ingressos pode ser feita uma hora antes, na bilheteria do cinema. Após a sessão, haverá debate com Renato Barbieri, Leonardo Sakamoto e Marina Ferro (InPACTO) com mediação de Viviane Pistache.

"Servidão" deu subsídios para o roteiro do filme "Pureza", com cenas que reproduzem o cenário de escravidão contemporânea, como do trabalhador Marinaldo Soares Santos, personagem principal presente no cartaz oficial do novo documentário, libertado pelo grupo móvel. Com produção da GAYA Filmes e distribuição da O2 Play, o longa documental sobre o trabalho escravo contemporâneo chega com exclusividade aos cinemas brasileiros no próprio dia 25, às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que completa 20 anos em 28 de janeiro.

Para o longa-metragem, foram ouvidos trabalhadores rurais escravizados em frentes de desmatamento no Norte do Brasil e abolicionistas de diferentes vertentes. Embora as condições de trabalho análogas à escravidão sejam consideradas crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime da servidão é praticado no Brasil há cinco séculos. A Lei Áurea aboliu a escravidão clássica, que dava direito de propriedade e comércio dos escravizados, mas não transformou as relações de trabalho, que perduram até os dias de hoje.

Ao longo de 40 anos de carreira, Renato Barbieri tem uma extensa conexão com o cinema de impacto social. O cineasta radicado em Brasília há mais de três décadas, já realizou diversos filmes e séries sobre temas ligados à negritude, africanidade e escravidão moderna, como "Pureza" e "Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui