Parceria com SBT amplia audiência de propriedades do Cartoon, conta diretora do canal infantil

Nessa semana, duas das séries mais populares do Cartoon Network, "Ben10" e "As Meninas Superpoderosas", estrearam no "Bom Dia & Cia", programa infantil do SBT.

"A iniciativa partiu do próprio Cartoon, com o objetivo de levar para uma audiência maior essas duas propriedades que são ícones do canal. Percebemos que a geração das crianças de hoje não conhece tão bem essas séries e, enquanto estreamos temporadas novas, decidimos democratizá-las e levá-las a um público mais amplo", explica Adriana Alcântara, Diretora Sênior de Conteúdo e Produção Nacional das marcas infantis da Turner no Brasil. "A parceria é boa para ambas as partes. Daqui pra frente, o Cartoon estreia os episódios e, em uma janela de seis meses, eles vão para o SBT", completa.

Alcântara não descarta a possibilidade de que o mesmo seja feito com outras produções próprias do canal: "Depende dos nossos fãs e do desejo que eles têm. Por enquanto, não temos nada programado, porque a parceria com o SBT foi desenhada especificamente para eles. Estamos abertos a explorar outras parcerias, desde que isso faça sentido para nós e que funcione como uma complementação da nossa audiência, como é o caso do 'Bom Dia & Cia'.".

Sobre os próximos planos do canal, a diretora reforça o interesse em fortalecer as propriedades já existentes – "Devemos ter novos episódios da maioria das nossas produções locais neste ano", afirma -, em investir no conceito multiplataforma e ainda em experiências cara a cara, por meio de eventos como o "Corrida Cartoon" e o "Verão Cartoon".

"Em relação ao universo digital, oportunidade é a palavra", diz. "A TV por assinatura tem alguns limitadores: depende de um pacote a um custo com o qual nem sempre as pessoas podem arcar. No digital, podemos otimizar nosso material pra produzir cada vez mais e reverter o sucesso dos nossos programas em outros conteúdos para os fãs", detalha. "Esse meio nos permite testar e ter uma resposta mais imediata do público, além de ser mais rápido para nós mesmos, que conseguimos produzir conteúdo em tempo muito menor do que para a televisão. Então ele funciona como uma ótima janela para atender a tendências e demandas", conclui.

Para Alcântara, o momento da produção para o público infantil é otimista: "O que vejo não é só um aumento de produções destinadas às crianças mas, também, um desenvolvimento do setor em relação à qualidade, o que faz toda a diferença. Há um amadurecimento muito grande do mercado brasileiro em relação ao conteúdo infantil, e isso permite que nossas produções tenham portes cada vez maiores – podendo migrar, por exemplo, da TV para o cinema, para eventos, para produtos que permitem a interação com a marca e, claro, para mais episódios dos programas de sucesso na televisão.".

Ela reitera que é exatamente esse o posicionamento do Cartoon: "Nossos personagens e programas conseguem se desdobrar, o que é muito mais fácil do que ter de começar do zero. Faz sentido para nós investir em algo que já tem uma legião de fãs. Muita gente se identifica com a marca Cartoon. Esse é um grande benefício para nós.".

Por fim, sobre a tendência dos projetos relacionados à produção para criança daqui pra frente, Alcântara enxerga uma linha comum: "Vemos cada vez mais o surgimento de personagens 'normais', isto é, com os quais as crianças ou se identificam ou identificam na TV um colega distante da escola, por exemplo. Os personagens têm mais a ver com a vida real agora.".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui