João Batista de Andrade deve ser o presidente da Ancine

João Batista de Andrade entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, e a secretária do Audiovisual, Mariana Ribas (José Cruz/Agência Brasil)

João Batista de Andrade foi convidado para presidir a Ancine. A indicação do cineasta e secretário-executivo do Ministério da Cultura foi noticiada nesta sexta, 24, pelo colunista de O Globo Ancelmo Góis. Batista ocupará a vaga de Manoel Rangel, cujo mandato na diretoria da agência reguladora vence em maio deste ano.

A saída de Rangel é vista com receio pelo setor audiovisual, mesmo pela parcela que critica a agência reguladora, apontando falta de celeridade na tramitação e liberação de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Há 12 anos na Ancine, o atual presidente teve papel central na elaboração e tramitação da Lei do SeAC, que, além de liberar a prestação do serviço de TV a cabo às telcos estrangeiras, instituiu as cotas de conteúdo e programação nacional na TV por assinatura e ampliou muito a arrecadação de recursos para o FSA.

Batista de Andrade é um nome que circula bem no meio cinematográfico, com longo histórico profissional e político no setor e se relaciona bem com a situação – além do papel atual no MinC, o cineasta foi secretário de Cultura do governo de São Paulo e presidente da Fundação Memorial da América Latina.

O nome do futuro presidente precisa ser indicado ao Senado, onde passará por uma sabatina.

Na foto acima: João Batista de Andrade entre o ministro da Cultura, Roberto Freire, e a secretária do Audiovisual, Mariana Ribas (José Cruz/Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui