Mostra Ecofalante de Cinema chega à 12ª edição com 101 filmes 

Longa nacional “Cinzas da Floresta”, de André D’Elia, está na Mostra Ecofalante de Cinema

Questões relacionadas aos povos indígenas e ao racismo estão em destaque na 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece em São Paulo de 1º a 14 de junho, com entrada franca.

Na seleção de 101 filmes, estão obras premiadas em festivais como Cannes, Berlin, Cinéma du Réel, CPH:DOX e Tribeca, ao lado de produções em pré-estreia mundial ou inéditas no Brasil. Estão presentes também títulos assinados por cineastas consagrados, como Jorge Bodanzky, Gabriela Cowperthwaite, Eduardo Coutinho, Paul Leduc, Gillo Pontecorvo, Ousmane Sembène, Safi Faye, Marta Rodríguez, Jorge Sanjinés e William Klein.

Na programação, estão as tradicionais seções Panorama Internacional Contemporâneo, Competição Latino-americana e Concurso Curta Ecofalante. A Mostra Histórica é dedicada este ano ao tema "Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationoceno" e traz 17 títulos realizados de 1966 a 1984 que discutem a herança do colonialismo em diferentes partes do planeta. 

Completam a programação estreias mundiais uma sessão especial e um programa infantil, além de um projeto em realidade virtual e uma série de atividades paralelas, que incluem uma masterclass com o pensador martiniquês Malcolm Ferdinand, que também explora  em sua obra o conceito de Plantationoceno, e uma oficina de cinema ambiental com Jorge Bodankzy. Também está previsto um ciclo de debates sobre temas como racismo ambiental, o futuro da energia, desmatamento e economia. 

Na sessão de abertura, exclusiva para convidados, no dia 31 de maio, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, é projetado o longa-metragem "Nação Lakota Contra os EUA", de Jesse Short Bull e Laura Tomaselli. E entre as estreias mundiais, destacam-se três títulos brasileiros que abordam o embate entre indígenas e garimpeiros, queimadas em quatro biomas do país e deslocamento de toda uma população: "Cinzas da Floresta", de André D'Elia; e "Escute, A Terra Foi Rasgada", de Cassandra Mello e Fred Rahal; e  "Parceiros da Floresta", também de Fred Rahal. 

A Mostra Ecofalante de Cinema tem suas projeções sediadas no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e Biblioteca Roberto Santos. Completam o circuito de exibição unidades do Centro Educacional Unificado – CEU, Casas de Cultura, Fábricas de Cultura e Centros Culturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui