As grandes operadoras de TV por assinatura continuaram perdendo base de assinantes em maio, segundo dados da Anatel. O grupo Claro Brasil perdeu 51 mil clientes, fechando o mês com 8,28 milhões de assinantes, sendo a maior perda (38 mil acessos) na operação de cabo Net, que registrou uma base total de 6.87 milhões de assinantes. A Claro TV (DTH) perdeu cerca de 13 mil assinantes, para uma base de 1,4 milhão de clientes.
A maior perda veio da Sky, que teve baixa de 69 mil clientes em maio e fechou o mês com uma base de 5,04 milhões de assinantes. A Vivo TV também perdeu 19 mil assinantes, caindo para o patamar de 1,48 milhão de assinantes; e a Oi TV perdeu 1,4 mil assinantes, para 1,58 milhão. A queda total do mercado em maio, contudo, ainda não pode ser precisada porque a operadora regional Brisanet não havia ainda declarado seus números à Anatel.
Assumindo a repetição do número de abril (103 mil assinantes), a perda total do mercado em maio foi de 142 mil assinantes, para 16,9 milhões de assinantes. É a primeira vez desde julho de 2013 que o mercado fica abaixo da marca de 17 milhões de assinantes. Desde o ápice do mercado, em novembro de 2014, a perda foi de 2,9 milhões de assinantes, concentrados principalmente na Claro TV (queda de 2,36 milhões), Sky (queda de quase 600 mil assinantes). O número oficial da Anatel, sem os números da Brisanet, foram de 16,8 milhões.