Documentário "Mulher – Expectativa x Realidade" estreia no GNT

O canal GNT exibe a partir de novembro o documentário "Mulher – Expectativa x Realidade", que relata a desigualdade de gênero sob o ponto de vista de 16 mulheres e aborda temas como mercado de trabalho, política, racismo, machismo, maternidade, casamento, assédio e violência, apresentando uma perspectiva histórica e as visões para o futuro. 

O longa tem narração da atriz Samara Felippo e marca a estreia como diretora e roteirista de Mittzi Carvalho – após mais de 20 anos dedicada à produção cinematográfica. "O período de pandemia deixou ainda mais evidente as desigualdades que se manifestam desde a divisão do trabalho doméstico até violência sofrida por mulheres, que aumentou muito durante o isolamento social. O filme aborda esses temas de uma maneira bastante profunda e ao mesmo tempo delicada", diz Carvalho, que além da direção assina o roteiro e a produção.

Com relatos de mulheres de diferentes origens e sotaques, o documentário é um retrato sobre os desafios que a mulher ainda precisa enfrentar, seja no seu ambiente profissional ou pessoal. Em alguns casos, a desigualdade entre os gêneros sequer é percebida e acaba sendo naturalizada pela sociedade. Entre as entrevistadas do filme, estão nomes como Alana Nascimento, jornalista e repórter do "Voz das Comunidades"; Alice Pataxó, jornalista e influencer indígena; Jamile Marinho, cineasta; Keith Barbosa, Professora de História; Mary Del Priore, historiadora e comentarista da CBN; e Tabata Amaral, deputada federal. 

O documentário é uma produção Mude Filmes, com apoio de Movietrailer, Gênero e Número, Instituto Azmina e Cinecolor Digital. As emissões deste projeto foram compensadas pela Moss.

A exibição será no dia 25 de novembro, à 0h30. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui