Amazon Prime Video estreia globalmente a série brasileira original "Dom"

O Amazon Prime Video estreia no dia 4 de junho, em mais de 240 países e territórios, a série brasileira original "Dom", em versões dubladas e legendadas em mais de 30 idiomas. Com oito episódios de uma hora de duração cada, "Dom" é produzida por Renata Brandão e Ramona Bakker, da Conspiração, com Breno Silveira como showrunner. Silveira também lidera a equipe de roteiristas formada por Fabio Mendes, Higia Ikeda, Carolina Neves e Marcelo Vindicatto.  

A série conta a história de um rapaz da classe média carioca que foi apresentado à cocaína na adolescência, o que o colocou no caminho para se tornar o líder de uma gangue criminosa que dominou os tabloides cariocas no início dos anos 2000: Pedro Dom. Alternando entre ação, aventura e drama, "Dom" também acompanha o pai de Pedro, Victor Dantas, que, na adolescência, faz uma descoberta no fundo do mar, denuncia às autoridades e acaba ingressando no serviço de inteligência da polícia. A série mostra a jornada de pai e filho vivendo vidas opostas, muitas vezes se espelhando e se complementando, enquanto ambos enfrentam situações que confundem os limites entre o certo e o errado. Assista ao trailer: 

Estrelada por Gabriel Leone e Flavio Tolezani, o elenco também conta com Filipe Bragança, Raquel Villar, Isabella Santoni, Ramon Francisco, Digão Ribeiro, Fábio Lago, Julia Konrad e André Mattos, entre outros.

"Conheci o Victor há 12 anos, quando ele chegou à Conspiração dizendo que tinha uma história muito importante para contar. Tudo o que ele falou foi muito chocante. De certa forma, não era só uma história sobre tráfico e cocaína, e sim sobre a entrada das drogas no Brasil e como ela modificou não só o Rio de Janeiro, desenhando muito a violência na qual o estado se encontra hoje, como também as famílias brasileiras. A trama traz duas figuras antagônicas, dois lados de uma mesma moeda. Pai e filho eram viciados em adrenalina, mas um era policial e, o outro, bandido. Fico muito feliz da Amazon ter embarcado nessa aventura. Chegamos para eles com algumas histórias e escolheram essa, o que, para mim, é muito emocionante", relembrou Breno Silveira em coletiva de imprensa virtual realizada nesta terça-feira, 25 de maio. 

Baseado em fatos reais 

Silveira – que dirigiu títulos de destaque do cinema nacional como "Gonzaga – De Pai pra Filho" e "2 Filhos de Francisco" – já tem as histórias reais como um marco de sua carreira. "No entanto, o espectador precisa de curvas, ganchos, personagens, fatos que não aconteceram necessariamente na vida real. O principal desafio nesse processo é entender como essa história real se torna um bom roteiro – e isso leva muitos anos", explica o diretor. Para ele, um ponto importante – e que diferenciou o processo de roteirização de "Dom" de seus demais projetos – foi a abertura de uma sala de roteiristas. "Não era só um roteirista, como costumava fazer, e sim um time. Sala de roteiro é muito legal porque você tem feedbacks e olhares diferentes, o que traz um prazer absurdo. Além disso, a Amazon fez questão de ter nessa equipe sempre a presença de mulheres e representantes de minorias, o que também dá um eco muito bacana", completa. 

Outro desafio que Silveira pontua é o entendimento de cada personagem. No caso de "Dom", eram muitas versões da mesma história, uma vez que já existem dois livros que contam a história de Pedro Dom – um escrito por Tony Bellotto e, outro, pelo próprio Victor Dantas. "São muitas fontes, por isso unir esse material todo foi um processo de muitos anos. A partir da entrada da Amazon no projeto, começamos a entender esse bolo todo, a amarrar essa teia". 

O diretor conta que em todos os seus trabalhos o que mais lhe atraiu a princípio foram os personagens. "Victor, por exemplo, já era um personagem muito rico". A outra coisa são os laços. "Todas as minhas histórias falam sobre laços, e relações de pai e filho me emocionam demais. A gênese da história de 'Dom' é essa relação de pai e filho e todos os laços importantes que o Pedro fez. Por isso espero que a série emocione muita gente", afirma. 

Cena da série "Dom"

Valor de produção 

Malu Miranda, head de conteúdo original para o Brasil do Amazon Studios, também esteve presente na coletiva virtual e falou sobre as produções originais nacionais do serviço de streaming: "O valor do Brasil é evidente em todas as empresas e não é diferente no entretenimento. O brasileiro se adapta a qualquer tecnologia e é um grande consumidor, por isso vemos esse crescimento grande no streaming e em todo o serviço Prime no Brasil". 

Miranda ainda afirma que a expectativa dentro do Amazon Studios é de que a série faça sucesso globalmente: "É um presente para nós ter essa série estreando no Prime Video porque ela realmente tem o poder de se conectar com públicos diversos. Estou animada para ver esse impacto. É uma história de conexão de família, e família é um tema universal". 

Como a maioria dos projetos audiovisuais recentes, "Dom" também teve seu cronograma afetado pela pandemia. "Ela trouxe dificuldades para qualquer produção, tanto em termos de tecnologia quanto de logística", comenta a head de conteúdo original. "No caso de 'Dom', ficamos aliviados porque o último dia de filmagem praticamente coincidiu com o primeiro dia de quarentena, em março do ano passado. Enfrentamos uma complexidade imensa na pós-produção, fazendo tudo remotamente. Ao mesmo tempo, foi um processo bem prazeroso, pois pudemos mergulhar afundo no trabalho", disse. 

De fato, as filmagens de "Dom" seriam inviáveis em um cenário de pandemia – dado o tamanho da produção. Foram 170 locações utilizadas e mais de 160 atores envolvidos. "Foi tudo muito grande. Há cenas filmadas entre Bahia, Recife e João Pessoa formando uma mesma sequência. Não se perder nisso tudo era um desafio. Equipe de arte, figurino, tudo era grande", conta Silveira. 

"Dom" chega ao Amazon Prime Video na sexta-feira da semana que vem, dia 4 de junho. Junto aos oito episódios, será lançada uma página de conteúdo extra, com cenas de bastidores, entrevistas e depoimentos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui