Lâmina – Mostra Audiovisual Preta começa em 27 de maio

Com duas semanas de programação extensa – de 27 de maio a 9 de junho – a 1ª edição da Lâmina – Mostra Audiovisual Preta será realizada integralmente online e de forma gratuita. A abertura do evento será marcada pelo show de estreia da carreira do mineiro Kaike. Na programação da Mostra, estão exibições de filmes, sessões especiais, feira, masterclasses, curso e debates.

Voltada à exibição e discussão do cinema contemporâneo brasileiro produzido e realizado por artistas pretas e pretos, a Lâmina pretende jogar luz em expressões e manifestações minoritárias e incentivar a multiplicidade e a pluralidade. Além disso, pretende promover uma maior disseminação de produções realizadas por pessoas pretas, em âmbito nacional, e visa funcionar também como um inventário de como as questões raciais têm ajudado a construir um novo campo semântico e simbólico no terreno das artes, especialmente na produção audiovisual. 

A Lâmina recebeu inscrições de 298 filmes, produções de 21 estados brasileiros e Distrito Federal, representando as cinco regiões do país. Desse total, foram selecionados 27 filmes, distribuídos em cinco sessões: "Diários pretos", com curadoria de Gabriel Martins; "Sonoridade", com curadoria de Castiel Vitorino Brasileiro; "Crescer no Cinema", com curadoria de André Félix; "]in[filtr]a]ções]", com curadoria de Charlene Bicalho; e "PretEspaços", com curadoria de Kênia Freitas. Para cada sessão será realizado, no canal da Lâmina no YouTube, um debate com a presença do(a) curador(a) e dos realizadores dos filmes da sessão correspondente. 

As obras selecionadas têm origem em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraná, além de França e Reino Unido. Junto com a diversidade regional, a curadoria selecionou obras que explicitam também a multiplicidade da linguagem audiovisual, que vai desde clipes musicais e vídeo-performances a documentários, ficções e formas híbridas.   

Atividades de formação 

As atividades de formação serão realizadas na plataforma Zoom, com vagas limitadas a 90 pessoas inscritas previamente. Nos dias 29 e 30 de maio, de 15h às 18h, acontece o curso com o diretor, roteirista, curador e professor Ewerton Belico, "Deixa eu tocar meu tamborim – o samba e o cinema brasileiro moderno". Em 5 de junho, de 15h às 17h, acontece a masterclass "O trabalho da montagem: escrituras e percepções", com a montadora Cristina Amaral. No dia 8 de junho, de 18h às 20h, acontece a masterclass "Uma obra (permanentemente) em obras", com Ricardo Aleixo, poeta, artista visual e sonoro, performador, cantor, compositor, ensaísta e editor.

Lâmina convida 

Além dos filmes selecionados, haverá duas sessões especiais com filmes convidados, como parte da Lâmina Convida. Nesta 1ª edição, os dois convidados são Castiel Vitorino Brasileiro, exibindo o filme com sua direção,  "A cambonagem e o incêndio inevitável" (34 min, 2021, Vitória-Nova York); e Ricardo Aleixo, que produziu um filme inédito especialmente para ser exibido na Mostra Lâmina.

A Lâmina – Mostra Audiovisual Preta é uma realização da Claraboia e conta com apoio e patrocínio do Funcultura, do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), através da Lei Aldir Blanc. 

As atividades da programação serão exibidas no site da mostra, com exceção dos cursos, que serão realizados via plataforma Zoom apenas para inscritos, e dos debates, que terão transmissão aberta ao público, no canal da Lâmina no YouTube. A participação em todas as atividades é gratuita. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui