Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Plataforma FreeTheWork é lançada no mercado audiovisual

Plataforma FreeTheWork é lançada no mercado audiovisual

Nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, foi apresentada oficialmente a nova plataforma FreeTheWork no Brasil. O anúncio ocorreu durante o segundo dia do Whext, festival de publicidade promovido pela Apro, e a apresentação foi feita por Mariana Youssef, que é diretora e embaixadora do FreeTheBid no Brasil. 

O FreeTheBid é um movimento que foi criado pela cineasta israelense-americana Alma Har’el em 2017 que pretendia, inicialmente, aumentar a participação de diretoras de cena mulheres no mercado publicitário. A proposta era que em concorrências publicitárias entre três nomes, pelo menos um deles fosse de mulher. O projeto se molda, claro, de acordo com as especificidades de cada mercado – no Brasil, por exemplo, as concorrências não costumam ser entre três – mas segue o mesmo princípio. De lá para cá, segundo Youssef, já se nota um resultado expressivo: o número de mulheres diretoras na publicidade subiu de 13% para 19%. “A comunidade global começou a crescer dentro do FreeTheBid, e percebemos que ali existia um banco de talentos muito forte e poderoso”, conta a embaixadora. “O FreeTheWork nasceu daí e oficializou esse data base como uma plataforma. É um meio de acabar com as desculpas do tipo ‘Não contrato nenhuma diretora negra porque todas as boas já estão trabalhando em outros projetos’ ou ‘Infelizmente não conheço nenhuma fotógrafa trans’. O objetivo é que as pessoas usem a ferramenta para buscar talentos e abram o olhar, mudando o futuro dessas histórias”, completa. 

A ação, que engloba toda a área do audiovisual, e não só a publicidade, tem como meta fazer com que produções de cinema, TV e música empreguem uma base de talentos mais diversificada, incluindo não apenas mulheres, mas também trans, não-binários e outros grupos sub-representados. O FreeTheWork funciona como uma organização sem fins lucrativos, fornecendo playlists selecionadas de talentos globais com sistema de recomendação de profissionais mais indicados(as) para cada projeto.

Fernanda Curi, producer creative X do Facebook, participou do painel desta sexta representando a rede social, que é uma das parceiras da iniciativa. “Estabelecemos um compromisso de desenvolvimento dessa data base do FreeTheWork pelos próximos três anos, garantindo que haja uma curadoria específica sobre cada talento”, explica Curi. A parceria do movimento com o Facebook se estende em diversos países do mundo, como Índia, Alemanha, França, Austrália, México e Nigéria, entre outros. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile