Dados de janeiro do Ibope Mídia mostram que os canais TNT e Multishow praticamente empataram no quesito alcance diário médio – o número de assinantes que sintonizaram o canal ao longo do mês – com 11,8% cada um (aproximadamente 500 mil espectadores), entre o público adulto. Vale lembrar que, de acordo com o último levantamento da PTS, o TNT é o canal pago com maior distribuição no mercado brasileiro, com 3,05 milhões de assinantes; o Multishow tem 2,08 milhões de assinantes. Em seguida, vem o canal Globo News, com 10,6% (ou 460 mil indivíduos). Já no segmento infantil, a novidade em relação aos levantamentos anteriores foi a subida do canal Discovery Kids (46 minutos) para a terceira colocação entre os canais diante dos quais as crianças de 4 a 17 anos passam mais tempo diário médio, atrás do líder Cartoon (1 hora) e do segundo colocado, Nickelodeon (56 minutos).
Amostra
Desde janeiro, o Ibope Mídia ampliou sua amostra de domicílios com TV por assinatura para seis praças – Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Distrito Federal. Assim, o universo representado pela amostra passa dos anteriores 3 milhões para aproximadamente 4 milhões de indivíduos. No entanto, o Ibope não divulgou em quanto foi ampliado o número de medidores instalados nas residências – o número oficial era de 400 aparelhos (em domicílios de São Paulo e Rio de Janeiro). O acréscimo de novos medidores, segundo apurou PAY-TV News junto a canais que compram os relatórios do Ibope, é de pouco mais de 80, o que é considerado pouco pelos programadores para representar as seis praças de maneira consistente. Eles pedem ao Ibope um aumento desta amostra.