Smithsonian Channel já está no ar

Nesta sexta-feira, 26 de abril, estreia oficialmente no país o canal Smithsonian Channel. A Net ainda é a única operadora de TV por Assinatura do Brasil a transmitir a programação – para marcar o lançamento, o conteúdo que normalmente fará parte do pacote Top HD terá seu sinal liberado para todos os clientes da Net por um mês, ou seja, até 26 de maio. O número do canal na operadora é 590.

Um evento oficial de lançamento do canal no Brasil foi realizado nesta sexta, 26, em São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes o astronauta norte-americano Michael Massimino; o astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no Brasil, Marcos Pontes; João Carlos Saad, do Grupo Bandeirantes, parceiro do canal no Brasil; Tom Hayden, CEO do Smithsonian; e David Royle, vice-presidente executivo de programação nos Estados Unidos. Os astronautas bateram um papo diante dos presentes sobre importantes marcos da história relacionados à área em que atuam, relembrando o fato de que, neste ano, comemora-se 50 anos da chegada do homem à Lua. Tom Hayden, CEO do canal, agradeceu a parceria com a Band e com a Net e disse considerar o Brasil um importante mercado para a marca, enquanto o vice-presidente executivo David Royle relembrou que, no ano passado, quando o Museu Nacional no Rio de Janeiro pegou fogo e teve boa parte de seu acervo destruído, equipes do Instituto Smithsonian vieram ao país para entender de que forma poderiam colaborar em sua reconstrução, afirmando que é justamente esse o objetivo daqui pra frente – "Não é só lançar um canal no Brasil, e sim trabalhar em cooperação com os talentos brasileiros produzindo conteúdos sobre a história do país, ciência e cultura.", declarou. Por fim, por meio de participação em vídeo, o prefeito Bruno Covas afirmou que o lançamento do canal no Brasil e o fato de São Paulo recebê-lo fazem parte de um projeto de tornar a cidade a "capital latino-americana do conhecimento".

Inspirado na mundialmente renomada Smithsonian Institution, que reúne o maior complexo de museus e centros de pesquisa do mundo, e contando com a narrativa do canal americano Showtime/CBS, o Smithsonian Channel tornou-se conhecido pela qualidade de sua programação factual, vencedora de prêmios Emmy. A chegada no Brasil constitui o segundo lançamento de destaque do Smithsonian Channel em 2019 e vem para reforçar seus planos de expansão internacional. Em fevereiro, o canal foi lançado no Reino Unido e Irlanda. Além dos EUA, ele também está disponível no Canadá, Cingapura e outros mercados da América Latina. Com a estreia no Brasil, a marca atinge o número de 37 países e territórios.

Nesta primeira etapa – que dura cinco dias após o lançamento – o canal pratica uma grade especial de estreia, com atrações representativas de todos os seus gêneros de programação. Após 1º de maio, entra em vigor a grade definitiva, com cada noite de programação prime-time focada em um tema específico. A partir daí, serão exibidos conteúdos como a série "Mummies Alive", que atravessa quatro continentes para revelar histórias sobre múmias, no ar a partir do dia 03/05, às 21h; "Smithsonian Spotlight", que estreia no dia 04/05, às 22h, e em seu primeiro episódio retrata os cem anos do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian Institution; e "Million Dollar American Princesses", que narra histórias verídicas sobre os bastidores das celebradas uniões das herdeiras americanas com nobres britânicos entre os séculos 19 e 20, com lançamento em 05/05, às 22h. Também em maio estreia "Geografia da Arte", sobre a relação entre os artistas e os lugares que os inspiram – trata-se de uma produção nacional que fará parte de uma grade específica para conteúdos locais.

O canal anuncia ainda a encomenda de duas grandes produções originais sobre o Pantanal: "Jaguarland" e "Brazil's Emerald Oasis" – ambos títulos provisórios. Cada especial terá uma hora de duração e focará na maior planície alagável contínua do planeta, abrangendo seu mosaico de pastagens, matas, rios e lagos, além de espécies de animais icônicas do Brasil, como onças-pintadas, antas, jacarés, capivaras entre outras. As duas obras têm previsão de estreia para este ano, tanto no Brasil quanto nos outros países nos quais o canal está presente. "Estamos entusiasmados com a oportunidade de retratar as belezas do Brasil, sobretudo a região única do Pantanal, com essas novas produções. Estas são as duas primeiras originais que encomendamos no país e sinalizam nosso compromisso com a talentosa comunidade do audiovisual brasileiro.", disse David Royle, o vice-presidente executivo de programação da marca nos EUA. As duas atrações são coproduzidas pela Canal Azul Filmes e pela britânica Plimsoll Productions Ltd. para a Smithsonian Networks. Ambos os especiais contam com a produção executiva de Luis Antonio Silveira, pela Canal Azul, e de Martha Holmes e Andrew Jackson, pela Plimsoll, e são produzidos e dirigidos por Steve Cole.

Em breve, o conteúdo também poderá ser acessado pelo NOW, o VoD da Net. Os clientes com pacote TOP 4K também terão, com exclusividade, acesso à programação em Ultra High Definition no NOW pela TV.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui