7ª edição do Festival Ecrã acontece no Rio de Janeiro entre 29 de junho e 2 de julho 

"Espaço Liminar", longa-metragem de estreia do diretor carioca Gabriel Papaléo (Foto: Divulgação)

A 7ª edição do Festival ECRÃ acontecerá no Estação Botafogo e Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. O evento acontecerá entre os dias 29 de junho e 2 de julho com entrada gratuita e entre os dias 6 e 9 de julho online, através do site do festival, com parte das obras selecionadas.

Pelo sétimo ano consecutivo o Festival ECRÃ traz ao público do Rio de Janeiro um panorama das artes audiovisuais que fogem do formato convencional em forma de filmes, videoartes, performances, instalações e games que apresentam inovações de linguagem e dá espaço para obras que geralmente não chegam ao circuito de cinema, museus e exposições. 

Na seleção de médias e longas-metragens, destaca-se a primeira exibição no Brasil de "A Longa Viagem do Ônibus Amarelo", de Júlio Bressane e Rodrigo Lima, que totaliza 432 minutos e foi apresentado no festival de Rotterdam e no BAFICI. 

Entre os longas e médias brasileiros, o ECRÃ traz a première mundial de "Espaço Liminar", longa-metragem de estreia do diretor carioca Gabriel Papaléo, o vencedor do Indie Lisboa Vermelho Bruto de Amanda Devulsky; "A Vida São Dois Dias", de Leonardo Mouramateus; o primeiro longa do diretor pernambucano Alcimar Veríssimo chamado "A Função do Outono"; o média da multiartista Darks Miranda chamado "Uma Noite Perigosa na Ilha de Vulcano" e a première do média do diretor paulistano Aloísio Corrêa chamado "Ponto Cego".

Na programação de curtas-metragens, o Festival ECRÃ traz atrações de diversos cantos do mundo. Entre os destaques, "Thue Pihi Kuwii: Uma Mulher Pensando", de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami. Este é o primeiro filme realizado por mulheres indígenas Yanomami. 

Filmes exibidos em grandes festivais brasileiros fazem suas estreias no Rio no ECRÃ: "Garotos Ingleses", de Marcus Curvello; "O que é saudade?", de Uriel Filipe Marques SIlva; "Primavera a cada vida", de Rafael Saar e Joaquim Castro; e "Cemitério Verde", de Maurício Chades, entre outros. 

A programação completa está disponível no site. O Festival ECRÃ é um evento sem fins lucrativos e tem sua entrada gratuita. O evento tem apoio do Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro; Grupo Estação; Cavideo; Departamento de Artes & Design PUC-Rio; EDT.; Bessa Produções; Cogumelo Corp.; JL Ribas; e é apresentado por 5D Magic, 7 a 1 Filmes e Cara Feia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui