Canal Futura estreia "Reload", série que pretende democratizar a informação

O "Canal Reload" chega ao Canal Futura trazendo notícias feitas por jovens e para jovens. A iniciativa, que reúne conteúdo produzido na web por dez organizações jornalísticas independentes e premiadas, estreia como programa jornalístico no Futura no próximo dia 3 de setembro, às 21h, com a missão de "descomplicar" as notícias e democratizar a informação, utilizando linguagens que falam diretamente aos jovens, como clipes, animações e poesia slam. A série também pode ser assistida no canal do Futura no YouTube e pelas plataformas Globoplay e Canais Globo.

O "Reload" produz conteúdo a partir das reportagens e checagens de dez organizações jornalísticas, que juntas acumulam mais de 100 prêmios nacionais e internacionais: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. 

Em oito episódios, comandados pelos apresentadores Tawane Theodoro e Júnior Silva, "Reload" vai abordar temas atuais. O episódio de estreia, que conta a origem do "Reload", dá dicas para identificar as fake news e evitar a disseminação de informações falsas. No segundo, o tema é educação e o combate à evasão escolar, levantando as dificuldades que os alunos e professores enfrentam no dia a dia. No terceiro episódio, o foco são os direitos LGBTQIA+ e suas principais pautas e lutas, além de explicar como a sociedade pode contribuir para esta causa. 

Já o quarto episódio é marcado pelo tema racismo estrutural e as iniciativas de valorização das identidades não-brancas. No quinto, os povos indígenas são o assunto do programa, que convida o público a uma viagem no tempo para conhecer a história de resistência dos povos originários do Brasil, as ameaças que essa população sofre hoje em dia e as principais pautas e movimentos indígenas do país. 

A Política será abordada no sexto episódio, com o intuito de descomplicar as funções de cada grupo político e reforçar a importância da democracia no país. Outro tema urgente abordado no "Reload" será o Brasil e o meio ambiente. Quando o assunto é sustentabilidade ainda há muito para entender, e, no sétimo episódio, os apresentadores vão explicar quem são os principais envolvidos na destruição do meio ambiente e como é possível provocar uma mudança pautada na preservação. Para encerrar a temporada, o último episódio traz histórias que têm como objetivo mostrar que o mundo pode ser um lugar melhor. 

O material do "Canal Reload" é distribuído no Instagram e YouTube e, com a chegada ao Futura, amplia sua presença digital também para a TV, tornando-se ainda mais acessível. O canal foi a primeira iniciativa em que organizações de jornalismo se juntaram em uma redação compartilhada para transformar seus conteúdos de reportagens em vídeo e outros formatos mais aderentes às novas gerações na internet. 

"Levar o 'Reload' para o Canal Futura foi desafiador e instigante, já que seu 'habitat natural' é a internet. Foi muito bacana pensar esse conteúdo também para a televisão, embora hoje em dia todas as telas se misturem, como prova a própria transmissão do programa: na TV, no YouTube e no Globoplay", conta a produtora executiva da série, Sofia Amaral. "Para o nosso público, isso é absolutamente natural: é uma geração multitelas, acostumada a consumir conteúdo em várias plataformas diferentes, e sempre muito ligada ao conteúdo audiovisual. E é aí que começa a essa grande sinergia entre o 'Reload' e o Futura: o desejo de falar diretamente com os jovens e oferecer conteúdo pensado pra eles. Além disso, tanto o 'Reload' quanto o Futura prezam por temas que são também muito caros a esse público: diversidade, respeito aos direitos humanos e informação rápida e de qualidade", completa. 

Os episódios inéditos vão ao ar toda sexta-feira, às 21h, com reapresentações às segundas, às 9h; às quartas, às 18h; e aos domingos, às 17h15. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui