A TV Cultura estreia nesta terça-feira, dia 30 de agosto, o programa "Negros em Foco". Em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, a atração abre espaço para o diálogo, busca de soluções para inclusão, valorização e empoderamento do negro na sociedade brasileira. Apresentado pelo Reitor da Universidade, José Vicente, vai ao ar às 23h30.
No dia da estreia, o "Negros em Foco" discute qual o papel do negro na política. Para falar sobre o tema, o programa conta com as participações da Secretária de Justiça da Cidade de São Paulo, Dra. Eunice Prudente, e do ex-ministro da Justiça e da Defesa e ex-presidente do TSE e do STF, Nelson Jobim. O cantor e compositor Chico César também participa desta edição.
Ao longo das próximas semanas, o programa ainda fala sobre empreendedorismo econômico e financeiro dos negros no Brasil; liderança negra no mercado de trabalho; educação e outros temas.
"O 'Negros em Foco' foi criado, desenvolvido e apresentado por negros há anos no ambiente acadêmico da Universidade Zumbi dos Palmares. Agora, ganha muito mais força com a abertura da TV Cultura para este programa que vai discutir ainda mais o racismo, a inclusão, e as ações afirmativas com o debate com grandes personalidades, negras ou não negras, mas que acreditam que, para chegarmos a um mundo melhor, é preciso haver equidade, combate ao racismo, ações voltadas à educação e aprimoramento dos negros", afirma o Reitor José Vicente.
Para o vice-presidente da TV Cultura, Enéas Carlos Pereira, trata-se de um tema extremamente presente na sociedade e que, por muito tempo, foi negligenciado: a representatividade da população negra tanto nas instituições públicas como nas organizações privadas do país. "A TV Cultura, como uma emissora pública, tem não só o dever de propor essa discussão como também incluir a pauta em seus programas que vão além do jornalismo. Dessa simbiose é que nasce 'Negros em Foco'. Um espaço semanal em nossa programação para a discussão de temas urgentes como esse".
Formato
No estúdio, José Vicente recebe dois convidados que opinam, comentam, apontam erros e soluções sobre diferentes diretrizes da equidade racial. O programa também busca diferentes cenários para representar os temas abordados e conta com ideias de pessoas públicas, artistas e digital influencers.
Desigualdade
Com uma população em torno de 215 milhões, o Brasil apresenta recordes de desigualdade. Em números, os pretos e pardos representam mais de 56% da população brasileira; somam mais 51% dos empreendedores e só no ano de 2018 movimentaram cerca de 24% do PIB nacional – cerca de 1,7 trilhão de reais.
Porém, sofrem com as mazelas sociais do país. Hoje, 64,3% dos desempregados e 75,2% dos mais pobres no Brasil são negros. Diante deste cenário, o Negros em Foco traz debates e reflexões sobre as ações das empresas e sociedade em busca de ações afirmativas e eficientes para a construção de uma sociedade com mais equidade racial para a inclusão e valorização do negro.
O programa "Negros em Foco" tem o patrocínio do banco Bradesco.
(Foto: Mariana Carvalho)