Documentário "Pele", de Marcos Pimentel, estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 26 de outubro

Documentário "Pele" (Foto: Divulgação)

As cidades, vibrantes em suas cores e arte, se tornam figuras centrais em "Pele", documentário de Marcos Pimentel que chega com exclusividade aos cinemas nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, com distribuição da Embaúba Filmes. As praças que receberão o filme são Aracaju, Balneário Camburiú, Belo Horizonte, Brasília, Córrego Fundo, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Em São Paulo, as exibições são previstas para acontecer a partir de 2 de novembro. 

A produção executiva é de Luana Melgaço e a produção é assinada pela Tempero Filmes. O longa fez sua estreia mundial no IDFA/Envision Competition, no qual foi premiado com a Menção Especial do Júri, e no Brasil, foi exibido na Mostra Competitiva do É Tudo Verdade. Na Rússia, recebeu o Grande Prêmio da Crítica no Festival Message to Man, em São Petersburgo, e já foi exibido também na França, Canadá, Itália, China, Nova Zelândia, Rússia, Indonésia, Áustria, Alemanha e Colômbia.

O cineasta conta que o filme nasceu do seu interesse pela experiência de se viver em cidades inchadas – cheias de pessoas, conflitos e contradições – que temos no Brasil e na América Latina e pela pulsão da arte urbana encontrada nelas. Morando em Belo Horizonte, ele explica que começou a perceber ali mesmo as interações espontâneas que as pessoas têm com a arte urbana. 

O filme foi rodado em 2019, em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Como foi rodado sem captação de som direto, o som de "Pele" foi todo construído na pós-produção, por Vitor Coroa, que, além de reproduzir o som do que se vê na tela, trouxe também várias camadas e possibilidades de interpretação a partir do som de cada sequência. Assista ao trailer: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui