O cenário do marketing digital está em constante evolução e isso não é mais novidade. O crescimento gerou uma tendência que ganhou força ao longo dos anos: o aumento do consumo de publicidade em vídeo impulsionado pelo crescente envolvimento das marcas com seus públicos. E esse movimento está acontecendo em todo o mundo. Na América Latina, o destaque é o Brasil, atualmente um dos 10 principais mercados globais de publicidade para gastos com publicidade em vídeo, de acordo com um estudo recente da eMarketer/Insider Intelligence.
Outro estudo, da ComScore, aponta que o Brasil está emergindo como um importante participante no cenário da TV conectada, consolidando sua posição como o maior mercado fora dos EUA, com uma base de usuários significativa de 89 milhões. Esse número destaca não apenas o tamanho do público brasileiro envolvido com a tecnologia de TV conectada, mas também a crescente relevância desse meio como parte integrante do cenário de entretenimento. E esse aumento indica a rápida adoção e aceitação da TV conectada em diferentes mercados, reforçando a transformação contínua dos hábitos de consumo de conteúdo audiovisual em escala global.
Não por acaso, o relatório Global Advertising Trends da WARC Media observa que os gastos com anúncios de CTV estão aumentando à medida que os espectadores e anunciantes se afastam da TV linear e devem atingir US$ 25,9 bilhões globalmente até 2023, representando um aumento de 13,2% em relação a 2022. À medida que mais espectadores adotam plataformas de streaming e canais digitais para consumir conteúdo, os anunciantes estão percebendo o potencial de atingir públicos altamente segmentados e engajados.
No entanto, medir o impacto real das campanhas de TV conectada é um desafio constante para as marcas, pois não ficou claro o que os usuários fizeram depois de assistir a um anúncio. Por isso, é importante que tenhamos em mãos ferramentas de atribuição inovadoras capazes de medir o impacto das campanhas de TV conectada com precisão e detalhes. Foi com isso em mente que introduzimos a solução TrackTV. Ela nos permite quantificar o desempenho das campanhas de TV em termos de conversões, fornecendo informações mais precisas e acionáveis. Ao medir o impacto das campanhas de TV conectadas com métricas mais próximas da conversão, os anunciantes obtêm uma visão mais profunda do desempenho e dos resultados.
Com isso, os empresários podem criar estratégias de mídia robustas, capitalizando a eficácia do vídeo para promover seus produtos ou serviços sem comprometer significativamente seus orçamentos. Essa democratização do acesso à publicidade em vídeo representa uma mudança significativa no cenário do marketing, oferecendo oportunidades iguais para empresas de todos os portes.
Nesse sentido, o aumento do consumo de publicidade em vídeo é uma tendência que veio para ficar. É uma ferramenta poderosa para as empresas atingirem seus objetivos, desde que seja usada de forma ética e eficaz. À medida que a tecnologia e as plataformas continuarem a evoluir, a publicidade em vídeo continuará a desempenhar um papel central no mundo do marketing digital. E o Brasil consolidará ainda mais sua posição nesse mercado como referência para outras nações.