Syfy estreia série transmídia em abril

No próximo mês, o canal Syfy estreia sua mais nova série de fantasia e ficção científica: “Defiance”, produzida pela Universal Networks International. Retratando um planeta Terra do futuro, devastado pela guerra entre humanos e sete raças alienígenas, o episódio piloto da série – com duas horas de duração – tem estreia prevista para o dia 15 de abril nos Estados Unidos, e 16 em toda a América Latina. Os demais episódios terão uma hora de duração.

A novidade frente a outras séries que abordam o mesmo tema é o formato de “Defiance”: a série será realizada de maneira transmídia com um game que leva o mesmo nome. Os conteúdos serão interligados com uma cronologia concomitante, fazendo com que grandes eventos ocorridos tanto na TV como no game – como desastres naturais, ataques alienígenas e revoluções – sejam levados para a outra tela. O game, criado pela empresa Trion, tem o lançamento previsto para o dia 2 de abril e estará disponível para as plataformas Xbox 360, Playstation 3 e PC.

Segundo Kevin Murphy, produtor executivo de “Defiance”, o principal motivo de lançar uma série neste formato é o fato de nunca ter sido feito nada parecido antes, além do tema de segunda tela estar em voga: “A melhor maneira de ter sucesso com a audiência é oferecer algo que seja diferente para ela”, afirma. Desta forma, os produtores de “Defiance” afirmam que um dos grandes objetivos é fazer com que o haja um reconhecimento por parte do superfã (o indivíduo que assiste ao show e joga o game, segundo os produtores) na hora em que ele assistir o show.

E, segundo Murphy, essa convergência também gera alguns problemas: o produtor afirma que é um desafio tremendo fazer com que um acompanhe o outro. “É tudo muito rápido. Se aparece alguma novidade no game nós queremos levar ela para a série. Não existe pré e pós-produção, estamos sempre desenvolvendo conteúdo para ambos os formatos”, afirma. E é justamente pela velocidade da produção que a série vai estrear em diversos países um dia após a exibição nos EUA: “Se alguém vê um episódio muito tarde, já vai ter passado por aquele momento no game, mudando a experiência”, afirma o produtor.

Para Nathan Richardsson, vice-presidente de desenvolvimento da Trion, um formato pode interferir no outro, uma vez que – com o game lançado e a série no ar – é possível pensar em novas missões e fases, assim como em uma segunda temporada da série. Mas uma experiência não deve excluir a outra: segundo o executivo, não é necessário jogar o game para assistir ao show e nem vice-versa, uma vez que cada formato terá seu próprio contexto. E nem mesmo um eventual fracasso abalará o formato de “Defiance”: “O game continuará mesmo que o show seja cancelado”, avisa Richardsson.

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