País registrou 140 milhões de conexões de banda larga em fevereiro, diz Telebrasil

Logo após a Anatel divulgar os dados da banda larga móvel em fevereiro, a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) anunciou também nesta quinta, 27, seu balanço de banda larga total somando acessos móveis e fixos. O País registrou 140 milhões de conexões banda larga no mês passado, crescimento de 50% em relação ao mesmo período em 2013. Segundo a associação, foram 46,9 milhões de novos acessos nesses 12 meses, ritmo de 1,5 nova conexão por segundo.

A grande maioria é de linhas móveis. A Telebrasil considera nessa categoria, além dos acessos 3G, 4G e de terminais (modems e tablets), as conexões máquina-a-máquina (M2M), ainda que a maioria seja por meio de rede GSM. Assim, a soma da entidade é de 118 milhões de conexões, crescimento de 62% em relação ao ano passado.

A cobertura móvel foi ampliada, com 185 novos municípios no período de 12 meses encerrado em fevereiro. As redes 3G estão presentes em 3.500 municípios, ou seja, 90% da população brasileira. Por sua vez, o 4G chega a 99 cidades, concentrando 36% da população.

Já na banda larga fixa os acessos somaram 22,4 milhões em fevereiro, crescimento de 11% (ou 1,6 milhão de conexões) em 12 meses. De acordo com a associação, 39% dos domicílios brasileiros urbanos contam com a banda larga, e a infraestrutura para esse serviço está disponível em todos os municípios brasileiros. As concessionárias atendem 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio pelo programa Banda Larga nas Escolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui