Na última quinta-feira, dia 26 de outubro, a Spcine divulgou os resultados da "Pesquisa de Impacto Socioeconômico do Setor Audiovisual Paulistano", bem como do 2º Programa de Aprimoramento Profissional para o Setor Audiovisual Paulistano. Os anúncios foram feitos na Cinemateca Brasileira, durante um painel de Mercado da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Com base no ano de 2019 – devido à atualização mais recente da base de dados do IBGE – a "Pesquisa de Impacto Socioeconômico do Setor Audiovisual Paulistano", produzida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) a pedido do Observatório Spcine, explicita o impacto que o audiovisual tem na movimentação da economia. Um exemplo é que para a existência de uma obra audiovisual são utilizados apenas 9,8% dos custos dos insumos deste respectivo setor, sendo que os demais 90,2% provêm de outros 67 setores econômicos, como agricultura, turismo e transportes, por exemplo.
De forma inédita, a pesquisa revela o recorte do estado, região metropolitana e município de São Paulo na participação do PIB Audiovisual do país, demonstrando que o município contribui em 22,34%, a Região Metropolitana, em 33,16%, e o Estado de São Paulo, em 44,63%.
A pesquisa aponta ainda que para cada R$ 1 real pago pelo consumidor final para ter acesso a uma obra audiovisual, por exemplo no ingresso do cinema ou na assinatura de uma plataforma de streaming, são gerados outros R$ 3,69 na produção da economia brasileira, representando um fator multiplicador superior a outros setores, como Agricultura (R$ 2,54) e Construção (R$ 3,42).
Bolsas de estudo para a formação audiovisual
Já o 2º Programa de Aprimoramento Profissional para o setor Audiovisual Paulistano vai conceder 330 bolsas de estudo espalhadas por 16 cursos de qualificação técnica em audiovisual. Para essa iniciativa, a área de Formação da Spcine firmou parceria com nove instituições e organizações parceiras, com a oferta de 686 horas de atividades formativas. As inscrições para os primeiros cursos serão abertas em dezembro deste ano.
A iniciativa integra a política de Formação da Spcine, que contempla as dimensões técnica, empreendedora, artística e crítica da educação audiovisual. Os programas e ações da área buscam aproximar talentos do audiovisual e da economia criativa do mercado de trabalho através de masterclasses, cursos e iniciativas de aprimoramento para profissionais do setor.
Dessa forma, a área de Formação Spcine disponibilizará bolsas para os seguintes projetos abaixo por meio de patrocínio:
"Em Curta" – um projeto de suporte criativo através do visionamento e consultorias online de cortes de montagem para curtas-metragens de ficção e documentário, já filmados e em fase de edição, por realizadores estreantes;
"Split" – é um estúdio de animação que atua no mercado brasileiro e internacional há mais de dez anos que sempre teve no DNA a capacitação e formação de novos talentos. Os cursos serão ministrados por profissionais da área que atuam no mercado de animação com excelência:
"LATC – Latin American Training Center" – o curso Inglês para Profissionais do Audiovisual do LATC-GATC oferece a profissionais do setor e/ou pessoas recém-graduadas a oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento em inglês por meio de aulas online ao vivo em turmas reduzidas. Com foco específico em conversação e materiais que abordam vocabulário, jargões, temas e conceitos relacionados à produção e à indústria audiovisual global, o curso oferece módulos para os níveis de inglês básico, intermediário e avançado;
"Bucareste" – a Bucareste Ateliê de Cinema (BAC) é uma escola dedicada à cinematografia e a outras áreas do cinema. Com a proposta de cursos práticos, os alunos encontrarão um espaço em que poderão de fato exercitar os conceitos aplicados durante as aulas;
"Bucareste" – através de diversas parcerias com empresas do mercado cinematográfico, como fabricantes e locadoras de equipamentos, a Bucareste oferece sempre equipamentos de qualidade dentro dos seus cursos. Os alunos têm acesso às mesmas ferramentas utilizadas dentro das produções atuais do mercado cinematográfico brasileiro;
"JAMAC" – o Projeto JAMAC Cinema Digital acontece no Espaço de Cultura Independente JAMAC e realiza formação e difusão na região da Cidade Ademar e Pedreira desde 2009, atendendo uma média de 5 mil pessoas em formação. Coordenado pelos cineastas Thais Scabio e Gilberto Caetano, promove atividades de formação que estimulem a reflexão e a discussão sobre o acesso e as mudanças ocasionadas pelo uso da tecnologia e meios digitais na periferia, tendo como metodologia principal a construção coletiva. Também incentiva a construção da autonomia de projetos audiovisuais;
"Projeto Voando Alto" – a Fluxo Imagens é uma produtora audiovisual independente que vem atuando desde 2014 na produção de obras visuais artística e multimídia dos territórios periféricos da cidade de São Paulo, fortalecendo artistas, movimentos, bem como formações técnicas em diversas áreas do Audiovisual, construindo conexões e gerando um novo olhar para as produções audiovisuais periféricas. O Projeto Voando Alto visa aprimorar o conhecimento de produtores audiovisuais das periferias de São Paulo a partir das técnicas do audiovisual e manuseio de aeronave (Drone) por meio de um laboratório de criação e produção audiovisual, trabalhando a técnica, prática e o desenvolvimento do olhar para produções multimídia, tendo como foco principal a captação de imagens aéreas;
"ESPM" – o curso de Gestão de Negócios com foco em audiovisual buscará consolidar conhecimentos de gestão e marketing com uma visão contemporânea e transformadora, desenvolvendo profissionais para atuarem com elevado conhecimento técnico, postura ética e atitudes que gerem resultados relevantes para seus projetos. O objetivo do programa é a qualificação em negócios do audiovisual de produtoras estabelecidas na cidade de São Paulo;
"New Voices" – elaborado em parceria com o Projeto Paradiso, o curso de roteiro New Voices tem o objetivo de descobrir, nutrir e profissionalizar novos roteiristas oriundos de grupos ainda sub-representados no mercado brasileiro. Ao fim da capacitação, todos os alunos completam um roteiro de TV ou longa-metragem, ganhando domínio sobre o formato de escrita americano e o conhecimento sobre o funcionamento de salas de roteiro no Brasil e no exterior. Também serão oferecidas as ferramentas necessárias para que sigam desenvolvendo a escrita e outras habilidades para o ingresso na indústria profissional;
"Projeto Audiovisual Indígena" – o projeto é dividido em dois eixos. O primeiro são os Laboratórios de Cinema Indígena, que são encontros de tutoria com cinco cineastas indígenas selecionados, que já tenham experiência com produção audiovisual, para ajudar no desenvolvimento e inscrição de projetos editais da Spcine. O segundo eixo são as Oficinas de Cinema nas Aldeias, com o objetivo de formar cineastas indígenas iniciantes. Serão realizadas oficinas de produção audiovisual em aldeias da cidade de São Paulo e arredores, com encontros que se estenderão por quase um ano, com dez participantes por aldeia.