Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Documentário “Black Rio! Black Power!”, de Emílio Domingos, participa de festivais internacionais 

Documentário “Black Rio! Black Power!”, de Emílio Domingos, participa de festivais internacionais 

(Foto: Acervo Almir Veiga)

O longa de Emílio Domingos sobre o movimento negro que agitou o Rio de Janeiro e o Brasil na década de 70 está na Competitiva de Documentários do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este – Cinepunta, Uruguai, e foi exibido pela primeira vez na última terça, 27. A obra foi selecionada também para 31º San Diego Latino Film Festival na Califórnia e no Seattle Black Film Festival em Washington.

O documentário “Black Rio! Black Power!” foi produzido pela Espiral em coprodução com Osmose e RioFilme e tem feito uma importante trajetória em festivais. O filme recebeu Menção Honrosa do Júri no Festival do Rio do ano passado e já participou de dez festivais e mostras de cinema no Brasil. 

O Instituto Nicho 54, em parceria com o Itamaraty, exibiu o longa em sessões itinerantes do Festival Nicho Novembro nos postos consulares do Brasil em Paramaribo (Suriname), Bissau (Guiné-Bissau), Beirut (Líbano), Edimburgo (Escócia) e Buenos Aires (Argentina).

“Black Rio! Black Power!” revela o impacto dos bailes soul e do movimento Black Rio na música, na cultura e na luta por justiça racial no Brasil dos anos 70. Os bailes de soul music, que deram origem ao movimento Black Rio, eram espaços de afirmação e resistência política do jovem negro do Rio de Janeiro carioca nos anos 70. A partir das trajetórias de Dom Filó e da equipe de som Soul Grand Prix, o filme apresenta a importância da cena musical na luta por justiça racial durante a ditadura militar brasileira, sua influência no hip hop e no funk e o impacto nas novas gerações do orgulho negro e da valorização estética difundidos há décadas.

O projeto é uma produção da Espiral, em coprodução com a Osmose Filmes e a RioFilme e tem como produtores associados Dom Filó, Emílio Domingos e a Cultne. A obra foi parcialmente financiada com apoio de Ford Foundation/Just Films, Open Society Foundations e IIE – International Institute of Education – além do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca de 2022 da RioFilme/ Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. A direção e o roteiro são de Emilio Domingos e a produção é de Leticia Monte e Lula Buarque de Hollanda. 

O documentário ainda não tem data de estreia no circuito comercial definida. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile