Publicidade nos reality shows aumenta 26%, indica Kantar Ibope Media

Os reality shows se firmaram como uma grande oportunidade para as marcas. A edição de junho do Data Stories, conteúdo temático produzido pela Kantar IBOPE Media, mostra que a publicidade nos reality shows teve um aumento de 26% em 2021 (em relação ao mesmo período em 2020).

O branded contenttem ganhado tanto destaque que, neste ano, o crescimento das inserções nesse tipo de formato em reality shows na TV foi de +79% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a abril).

Dentro desse contexto para falar diretamente com o consumidor através de formatos que o entretenham, uma nova tendência surgiu: a criação de reality shows produzidos pelas próprias marcas. Um exemplo desse tipo de ação foi o reality "Ilhados com Beats" (foto), uma ação da Skol estrelada pela cantora Anitta. Nas primeiras 72 horas, a atração trouxe mais de 1,3 milhão de novos seguidores para o Instagram da marca de bebidas. E, somados, os cinco episódios alcançaram 10 milhões de visualizações – só o primeiro chegou a 2 milhões em 12 horas.

As diferentes possibilidades de interação e de entretenimento que o reality show oferece fizeram multiplicar o número de formatos e o aumento da audiência: 19% no total do gênero, 853% dos realities musicais e 147% nos de empreendedorismo e negócios.

Os reality shows também conquistaram as redes sociais, principalmente pela interação com o público mais jovem. Foram +294 milhões de tweets gerados, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2020. Segundo o Kantar Social TV Ratings, 92% dos tweets sobre programação da TV, em 2021, são relacionados a reality shows.

Esse grande potencial de transmitir mensagens das marcas em meio ao entretenimento se evidencia quando as reações do público em relação aos principais realities de 2021 são observadas. O sentimento mais demonstrado é positivo, de admiração.

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