Penetração do smartphone avança para 72% da audiência online brasileira, diz IAB

A IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) apresentou nesta sexta, 28, os resultados da pesquisa anual "Brasil Conectado", estudo feito em parceria com a ComScore que compara a audiência do digital em relação às outras mídias tradicionais como televisão, jornais impressos, revistas e rádio no País.

Segundo os dados divulgados, 72% dos entrevistados apontaram ter smartphone com acesso à Internet. Trata-se de um crescimento de 20 pontos percentuais em relação à edição de 2013 do mesmo estudo, enquanto o número de pessoas que têm um celular padrão caiu dez pontos, para 69%. Ainda sobre a propriedade de dispositivos móveis a penetração dos tablets na base de entrevistados cresceu de 22%, em dois anos, para 35% em 2014. Os consoles de games perderam espaço, aponta o estudo, caindo, em apenas um ano, de 44% para 37% de propriedade.

Relevância

O IAB procurou levantar a importância que as pessoas dão a cada mídia. À pergunta "qual a importância dos tipos de mídia a seguir no seu dia-a-dia", a Internet foi apontada como a mídia mais importante em 87% das respostas, seguida da TV em 54% das respostas. Ambas caíram um ponto percentual em relação ao ano anterior.

Em relação ao tempo gasto em cada dispositivo semanalmente, TV ficou atrás do computador e dos dispositivos móveis. Enquanto 39% afirmaram passar mais de 14 horas por semana navegando em sites (pelo computador); 31% afirmaram passar a partir deste montante de horas por semana navegando em sites através de dispositivos móveis. Apenas 25% afirmou passar tanto tempo vendo TV.

As atividades online foram apontadas por 65% dos respondentes quando questionado o que fariam se tivessem 15 minutos livres. Navegar na web foi apontado por 31%. Ver TV avançou quatro pontos percentuais, para apenas 14%.

Multitask

O estudo apontou ainda que 75% da audiência online brasileira utiliza regularmente pelo menos um de seus dispositivos eletrônicos (computador/laptop, smartphone ou tablet) enquanto assistem à TV. O conceito de segunda tela, ficou claro, está mudando. Entre os usuários simultâneos de TV com o laptop, apenas 12% afirmaram que prestam mais atenção à tela da TV. O índice muda para 15% e 25%, respectivamente, quando o equipamento usado simultaneamente à TV é o celular ou o tablet.

Além disso, 69% dos entrevistados concordam que a publicidade online os motivou a procurar informação extra sobre um determinado produto e mais da metade (54%) usa os dispositivos móveis para checar informações de produto enquanto compra em lojas físicas. 

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