12ª edição do BrLab encerra com premiações

A 12ª BrLab encerrou, no último dia 26 de novembro, mais uma edição. Os encontros com profissionais do audiovisual brasileiro e latino-americano voltaram a ser presenciais e também online. "Foram centenas de horas de tutorias, consultorias, palestras e reuniões de negócios para aprimorar e viabilizar 35 projetos, com 150 participantes", declara Rafael Sampaio, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual e diretor do BrLab. 

As produções foram contempladas nos segmentos: BrLab Features, laboratório de projetos de longas de ficção em desenvolvimento; Audience Design, workshop de design de audiência; BrLab Reach, debates e encontros sobre audiência e distribuição; BrPlot, debates e encontros sobre roteiro; BrLab Rough Cut, oficina de montagem dedicada à fase de pós-produção de longas de ficção; e a primeira edição do BrLab+SEBRAE, laboratório de projetos de longas de ficção ou documentário em desenvolvimento. E novamente, foi realizado o São Paulo Locarno Industry Academy, workshop de capacitação de profissionais no fim da cadeia.

Além disso, foram promovidas algumas atividades gratuitas e abertas ao público nos programas BrPlot e BrLab Reach, realizadas em parceria com Spcine, Projeto Paradiso, ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas e Ponte Nórdica. Convidados selecionados debateram sobre a atualidade do mercado audiovisual brasileiro e internacional para cerca de 350 pessoas presentes. Toda a programação contou com transmissão ao vivo através dos canais do YouTube do BrLab e do Projeto Paradiso, reunindo mais de 2.000 visualizações ao longo da semana.

Prêmios distribuídos 

O Prêmio Coprodução Vitrine Filmes, prêmio de desenvolvimento a um dos seis projetos brasileiros participantes, que consiste no investimento de R$ 250.000, foi para "O Barco e o Rio", da Bahia. A direção e o roteiro são de Bernardo Ale Abinader, a produção é de Vânia Lima e a empresa produtora é a Têm Dendê. 

O Prêmio TFL Next foi para "Quem Deu Nome à Terra?", do Ceará, com roteiro e direção de Wara, produção de Camilla Lapa e empresa produtora Araçá Azul Produções. Com apoio do Projeto Paradiso, o vencedor deste prêmio participará do TFL Next – Film Development Online Workshop, direcionado a profissionais internacionais com projetos de longa-metragem em estágio inicial de desenvolvimento. Um incentivo ao desenvolvimento criativo por meio de mentoria intensiva.

O Prêmio Cesnik, Quintino & Salinas consiste num prêmio de seis horas de assessoria jurídica, que deverão ser aplicadas exclusivamente no projeto participante do BrLab. O contemplado com o prêmio de consultoria de produção, concedido pelo BrLab, receberá também consultoria do CQS/FV Advogados, que poderá ser utilizada para assessoria jurídica que envolva direito brasileiro, ou consultoria para estruturação de modelos de negócio. O contemplado foi novamente o projeto "O Barco e o Rio", de Bernardo Ale Abinader. 

O Prêmio Pop Up Film Residente, prêmio de residência personalizada de três semanas na Brastislava para o/a roteirista do projeto selecionado, foi para Wara, do projeto "Quem Deu Nome à Terra?". O projeto também levou o Prêmio Cinéma en Développment e, com isso, será convidado a participar do Cinéma em Développement do Festival Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse, local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa.

Por fim, o Prêmio The Kids Kino Industry Pitch foi para "Hanna y la Maravillosa Historia de la Criatura Aimar", do Chile/Costa Rica. A direção é de Raquel Chacón Madrigal, a produção é de Kattia G. Zúñigo e Alejo Crisóstomo e a empresa produtora é a Ceibita Films. Oferecido pelo Kino Kids Industry, o prêmio confere ao longa-metragem para o público infantil vencedor a oportunidade de apresentar um pitching no Kids Kino Industry 2023, em Varsóvia, na Polônia.

Em 2022, o BrLab teve patrocínio do Projeto Paradiso, da Spcine e da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo, e do Programa Ibermedia. O apoio master foi da Vitrine Filmes e do selo Manequim, da Globo Filmes, da Embaixada da França no Brasil e do SEBRAE. O evento aconteceu em parceria com os programas Industry Academy e Open Doors do Festival de Locarno, o Ventana Sur 2022, o Torino Film Lab, o Cinéma en Développement do Festival de Toulouse, a PopUp Residency, o Eave – European Audiovisual Entrepeneurs, o ComKids, o FRAPA e a Cesnik, Quintino & Salinas/ FV Advogados e a Ponte Nórdica. O apoio foi do Instituto Moreira Salles, da Cinemateca Brasileira, do Instituto Cervantes e do SESC-SP. A colaboração institucional da ABRA, da APAN, da API, da BRAVI, da Brazilian Content, do Programa Cinema do Brasil e do SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo. O apoio de divulgação foi da LatAm Cinema, Imprensa Mahon e Revista de Cinema. A realização é da Klaxon Cultura Audiovisual.  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui