Tradicional publicação do Grupo de Mídia de São Paulo, a recém-lançada nova versão do Anuário Mídia Dados Brasil, que aos 35 anos de existência foi aprimorado e passou a ter formato nativo integralmente digital, acaba de ser credenciado pelo Cenp, fato que o consolida ainda mais como um relatório fundamental para a indústria brasileira da comunicação.
O Mídia Dados contém informações que representam um panorama da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores, consolidando-se como um relatório fundamental para a indústria brasileira da comunicação. Se propõe a guiar as decisões do mercado sobre consumo de mídia pela audiência, o desempenho de cada meio e as tendências que têm orientado o comportamento dos consumidores.
O compilado utiliza como fontes estudos e pesquisas desenvolvidas por mais de cinco dezenas de diferentes empresas e instituições, como, por exemplo, o próprio Cenp, além de Kantar Ibope Media, Nielsen, Comscore, IVC, BuzzMonitor, YouPix, IPC Marketing, Crowley Broadcast Analysis e Jovedata. Traz informações para que o mercado como um todo evolua e adquira conhecimentos que podem ser utilizados por profissionais de mídia e de planejamento de agências, anunciantes, veículos e plataformas de comunicação e a indústria da comunicação do país como um todo.
O credenciamento pelo Cenp constitui ferramenta importante para o trabalho de planejamento de mídia realizado pelas agências de publicidade para seus anunciantes. Segundo o Cenp, o credenciamento do Mídia Dados está em linha com o propósito de seu Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), focado em temas relacionados a pesquisa, mídia, circulação e métricas digitais. O NQT também faz a análise técnica e valida a inclusão de novos credenciados e o Mídia Dados cobre todos os requisitos previstos pelo NQT, já que traz um importante panorama geral do mercado de mídia no Brasil e é reconhecido pelos principais protagonistas da indústria da propaganda.
"O credenciamento do Mídia Dados reitera as premissas do Novo Cenp, que busca ser um epicentro de informações autorais e de parceiros, e valoriza muito a leitura de dados como balizador de estratégias de comunicação e marketing", afirma Regina Augusto, diretora executiva do Cenp.
O Novo Cenp, numa adequação e atualização de seu estatuto, traz como uma de suas premissas apoiar e promover iniciativas que maximizem o retorno dos investimentos e a eficiência para todos os atores do ecossistema publicitário, trazendo mais relevância para anunciantes, publishers e usuário. "O Mídia Dados vai ao encontro desse novo propósito e modelo de atuação do Cenp", destaca Regina.
"A certificação do Cenp é uma estrela que nos faltava. É o reconhecimento da seriedade de um trabalho que em mais de meio século, foi sempre conduzido com excelência", conclui Fábio Freitas (foto), presidente do Grupo de Mídia de São Paulo.