Plataforma Lionsgate+, antiga Starzplay, encerrará atividades na América Latina

(Foto: Divulgação)

O serviço de streaming Lionsgate+ anunciou que irá encerrar as atividades no Brasil e no restante da América Latina até o final de 2023. De acordo com informações do What's On Disney+, o anúncio oficial foi feito durante a teleconferência trimestral dos investidores da Lionsgate pelo CEO Jon Feltheimer. 

"No plano internacional, após sermos abordados por um importante distribuidor na América Latina, firmamos um acordo favorável que nos motivou a sair do território até 31 de dezembro, à medida que avançamos no sentido de focar o serviço nos EUA e em outros territórios de língua inglesa, o Reino Unido, Canadá e Austrália, ao mesmo tempo que continuam a reduzir custos significativos do negócio", disse o CEO, sem revelar qual seria esse importante distribuidor na América Latina. 

Histórico 

A plataforma, anteriormente conhecida como Starzplay, acabou mudando de nome no Brasil após uma disputa judicial com a Disney na ocasião do lançamento do Star+, plataforma do grupo Disney. E, no início deste ano, a própria Disney lançou o Lionsgate+ no Star+ como um complemento premium. No país, o Lionsgate+ também oferecia pacotes combinados com o Globoplay, estava disponível na Claro tv+ e nas smart TVs Samsung e ainda mantinha um acordo com o Mercado Livre, que incluía também México, Chile e Colômbia, no qual o serviço de streaming poderia ser assinado por meio do Mercado Livre. 

Em abril de 2021, Superna Kalle, vice-presidente executiva internacional da Starzplay, participou do Brasil Streaming, evento virtual organizado pelas publicações TELETIME e TELA VIVA, e falou sobre a experiência da plataforma no Brasil – na época, o serviço tinha sido lançado aqui fazia quase dois anos. Na ocasião, a executiva anunciou planos de expansão da plataforma no mercado nacional e afirmou que produção local estava nos horizontes da empresa – mas a ideia não foi para frente. Superna havia dito que o Brasil estava nos Top 5 maiores mercados da até então chamada Starzplay e que, por isso, já havia sinal verde para produção de séries no Brasil

Relação com o público local 

O fato de que a plataforma nunca investiu em produção de conteúdo nacional durante todos os anos em que esteve presente aqui pode ter influenciado na pouca adesão do público brasileiro ao Lionsgate+. Embora a executiva tenha afirmado que o país estava entre os cinco maiores mercados do serviço, a plataforma nunca apareceu nas pesquisas sobre as plataformas mais consumidas pelos brasileiros. Dados da Opinion Box de dezembro de 2022 apontavam Netflix, Prime Video, Disney+ e Globoplay como os serviços de streaming mais consumidos no Brasil. Já um levantamento do site alemão JustWatch mais recente revelou o market share das plataformas de streaming no terceiro trimestre de 2023 no Brasil e provou que a Netflix segue sendo a gigante do mercado, ocupando o primeiro lugar da lista com uma vantagem de 10% sobre o Prime Video. Os serviços marcaram 28% e 18%, respectivamente. Enquanto isso, HBO Max e Disney+ travam uma briga acirrada, com 1% de diferença de participação de mercado – a primeira soma 14% e, a segunda, 13%. Na sequência, estão Globoplay (9%), a única plataforma nacional da lista, seguida por Star+ (9%) e Apple TV+ (5%). A Lionsgate+ de fato não fora citada. 

Nesse sentido, é possível argumentar que a Apple TV+ também não produz localmente e, mesmo assim, aparece em pesquisas de audiência e teve séries que fizeram sucesso no Brasil, como "Ruptura", "Ted Lasso" e "The Morning Show". A Lionsgate+, por sua vez, teve poucas produções que viralizaram, no sentido de serem muito comentadas nas redes sociais, por exemplo. Talvez a principal tenha sido "The Act", que é de 2019. Além disso, é importante considerar que a plataforma da Apple chega com o nome da gigante multinacional, o que já a aproxima do público, e oferece um preço competitivo: atualmente, a assinatura custa R$ 21,90, uma das opções mais baratas do mercado hoje em dia. E durante um longo período esse valor foi de apenas R$ 9,90 ao mês. Outra facilidade é o Apple One, que junta até cinco serviços Apple em uma só assinatura. Apple Music, Apple TV+, Apple Arcade, Apple Fitness+ com a tecnologia do Apple Watch e o iCloud+ juntos para serem consumidos de forma individual ou pela família.

Encerramento próximo  

Embora a assessoria da Lionsgate+ não tenha informado uma data oficial de encerramento das atividades da plataforma no país, no próprio site do serviço de streaming é possível consultar uma sessão de perguntas e respostas que traz, logo no topo, "informações sobre as assinaturas Lionsgate+". O texto diz: "O serviço de streaming LIONSGATE+ será descontinuado no seu país. Sua assinatura será cancelada automaticamente em 11 de dezembro de 2023. Você receberá um reembolso proporcional da taxa da sua assinatura atual e não receberá mais nenhuma outra cobrança. Você pode continuar acessando o serviço do LIONSGATE+ até 11 de dezembro de 2023. Agradecemos por usar nosso serviço de streaming". O perfil do Instagram da plataforma informou ainda que para quem assiste via Prime Video, será possível consumir os conteúdos até fevereiro de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui