China Mobile e Nokia Siemens transmitem TV ao vivo em alta definição via rede 4G

A operadora móvel chinesa China Mobile e a fabricante de redes móveis Nokia Siemens Networks realizaram este mês a primeira transmissão de TV ao vivo em alta definição sobre uma rede TD-LTE (padrão de quarta geração comumente adotado na China). O evento transmitido foi a maratona de Xiamen, realizada no último dia 5 de janeiro. Um link de subida de 5 Mbps enviou os vídeos para os centros de TV da China Central TV e da TV Xiamen.

Análise

O uso de redes 4G para a transmissão de eventos ao vivo pode se tornar um novo e lucrativo negócio para operadoras de telecomunicações, competindo com o atual uso de satélites. Contudo, para garantir a qualidade da transmissão, é preciso contar com uma eficiente plataforma de gerenciamento (QoS), que garanta banda exclusiva para essa finalidade, evitando perdas de pacotes. É preciso também acompanhar o quanto uma transmissão dessas afetaria a qualidade do serviço móvel dos usuários finais em 4G no local do evento.

Vale lembrar que a operadora norte-americana AT&T promete fazer experiências similares este ano com a transmissão de jogos de futebol americano, conforme disse seu presidente durante a última CES, em Las Vegas, duas semanas atrás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui