Canal Curta! tem 40% dos projetos vencedores do edital de Produção para TV e VOD

Canal Curta! (Foto: Divulgação)

O Canal Curta! e suas marcas de streaming – CurtaON, BrasilianaTV, e CurtaEdu – viabilizaram perto de 40% dos 37 projetos vencedores na Chamada Pública de Produção TV/VOD 2023 do Fundo Setorial do Audiovisual. Foram 14 projetos originais vencedores, sendo 11 na modalidade nacional e três na competição regional, cujos orçamentos somam quase R$ 21 milhões. A seleção aprovada inclui obras de produtoras de diferentes estados brasileiros, como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

No entanto outros 55 projetos contratados para a grade do Curta! foram reprovados pelo certame, indicando que a demanda dos canais está maior que a oferta de recursos do FSA.

Entre os destaques da lista de projetos contemplados estão a série "Encontros com o Novo Cinema Negro Brasileiro", de Joel Zito Araújo, que leva a audiência por uma jornada pelas experiências dos jovens cineastas negros do Brasil, e o o longa-metragem "Evangélicos", de Helena Solberg, que pretende abordar o cisma dentro da Igreja evangélica no Brasil, investigando os grupos conservadores e progressistas e seu impacto na sociedade e na política.

Uma marca do canal Curta!, a música está presente em muito dos projetos selecionados. A série "MPB em Revolução", por exemplo, destaca a força da MPB nas transformações políticas, sociais e culturais do país entre os anos de 1979 e 1989, revelando, assim, o papel da curadoria musical nesse contexto. O documentário "Native Brazilian Music", da TV Zero, por sua vez, resgata a história do álbum homônimo, gravado em 1942 por músicos brasileiros e lançado nos Estados Unidos, trazendo à tona um valioso legado artístico e revelando ao público fonogramas nunca antes disponibilizados inéditos ao público. Já "Angela R." traz ao holofote Angela Ro Ro, em um projeto da bahiana Toca de Reis, entregando uma visão íntima da vida da cantora através de sua voz marcante, em uma perspectiva singular de sua carreira e do cenário musical brasileiro.

Assim como o longa dedicado a Ro Ro, a seleção também conta com outras biografias de mulheres notáveis, a exemplo de "Aqueles Olhos de Carvão Aceso", que dá protagonismo à vida da jornalista, atriz e diretora Eugênia Álvaro Moreyra; "Lélia Gonzalez: A Voz da Amefricanidade", que narra a trajetória de uma das pensadoras mais influentes da história política nacional; e "As escrevivências de Maria Firmina dos Reis", um documentário que oferece novas interpretações sobre a História do Brasil, centrando-se na vida e na obra daquela considerada a primeira romancista brasileira.

A temática das artes, um dos outros pilares centrais da programação do Curta!, se expande em outros projetos: "Dos À Deux – A Jornada", de Roberto Bomtempo e Myram Freelander, pela produtora Matizar, de Guilherme Coelho, que oferece um olhar sobre a companhia teatral Dos À Deux, formada por André Curti e Artur Luanda Ribeiro, explorando o teatro gestual e sua história de amor ao longo de 25 anos; "Palavras Permanecem – 2ª Temporada", que explora a cultura brasileira por meio de diálogos entre artistas, revelando novas perspectivas e reflexões sobre a produção artística no país; e de "Grafiteiras.BR", que traz um olhar cativante sobre o mundo das grafiteiras brasileiras, explorando suas obras e narrativas em uma expressão única de arte de rua.

Interessados em discutir distintos vieses da construção da sociedade brasileira, tendo em vista suas origens, territórios e ecossistemas, completam a lista três potentes projetos: "Mãe Terra", um longa-metragem que joga luz na luta das mulheres indígenas pela preservação de suas vidas, modo de vida e do planeta, apresentando seis lideranças femininas do movimento indígena no Brasil; "Chico Mendes – Entre a Bala e a Borracha", um documentário que mergulha na vida e no legado do lendário defensor ambiental Chico Mendes, investigando seu assassinato em 1988 e sua significância nos desafios socioambientais do Brasil; e "Cidade Porosa", um ensaio documental adaptado do livro homônimo de Bruno Carvalho, que analisa a formação histórica, cultural e social do Rio de Janeiro ao longo dos últimos 200 anos, com especial atenção à região da Cidade Nova. O Canal Curta! parabeniza todos os selecionados e aguarda ansiosamente para compartilhar essas produções excepcionais com seu público, contribuindo para enriquecer ainda mais o cenário audiovisual brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui