Mulheres lideram audiência dos jogos da Seleção

Se o brasileiro ama futebol e os jogos da seleção na Copa do Mundo, a brasileira ama ainda mais. De acordo com o Ibope, os jogos da Seleção são vistos majoritariamente por mulheres. No mundo, só as argentinas chegam perto das brasileiras, mas não tanto.
Na Globo, por exemplo, onde há exclusividade dos jogos na TV aberta e que detém participação entre os aparelhos ligados acima de 90% durante os jogos do Brasil, nada menos do que 54% do público dos jogos do Brasil na Copa é feminino.
A média considera os três primeiros jogos do Brasil (contra Croácia, Austrália e Japão) que já foram disponibilizados no PNT (amostra Brasil). Vale lembrar que o que vale aqui é a audiência domiciliar (em casa) e que as mulheres correspondem a 53% da amostra ? a amostra reflete a realidade do universo pesquisado, ou seja, a população brasileira é predominantemente feminina.
Na ESPN Brasil, cuja audiência média feminina foi multiplicada em mais de 15 vezes com a Copa, a divisão por sexo na audiência nos jogos da seleção foi: Brasil vs. Croácia, 51% Mulheres e 49% Homens; Brasil vs. Austrália, 51% Mulheres e 49% Homens; Brasil vs. Japão, 56% Mulheres e 44% Homens.
O SporTV é exceção, com homens continuando a dominar a audiência também nos jogos da seleção brasileira. As mulheres representaram, na audiência do canal, em Brasil vs. Croácia, 48% da audiência; Brasil vs. Austrália, 38%; e Brasil vs. Japão, 46%.
Tanto na ESPN Brasil quanto no SporTV, nos demais jogos da Copa, a proporção de audiência fica em 30% para mulheres e 70% para os homens.

No Mundo

Consultoria contratada pelo marketing da Fifa constata que, até o momento, a audiência da Copa cresceu entre as mulheres em 44 mercados, com uma média de 37% do público dos jogos diante da TV sendo formado por mulheres. Entre os diversos países pesquisados, no entanto, há algumas variações. Por exemplo, na Argentina, a proporção é de 50% para homens e mulheres ? na Copa de 2002, eram 44% as mulheres argentinas ligadas no evento. Entre os coreanos, 45% do público é formado por mulheres; índice que se aproxima ao mesmo de lugares como Cingapura e Malásia.
Na Alemanha, Holanda, Hungria e Suíça, também houve aumento da platéia feminina diante da TV nos jogos. Em outros países, os números de participação da platéia feminina ficam assim: Portugal (43%), Itália (42%) e Sérvia (40%). Na Inglaterra e na Espanha, as mulheres representam 36% da audiência, enquanto na França o índice é de 34%. Como contraponto, um dos países onde mais predomina a audiência masculina é a República Checa (76%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui