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74% dos executivos de Pay-TV da América Latina apostam na ascensão de plataformas “super-agregadoras”

A Nagra, provedora independente líder em proteção de conteúdo e soluções de televisão multitelas, em parceria com a MTM, líder internacional em pesquisa e consultoria estratégica, divulgou os principais insights da edição para a América Latina do 2019 Pay-TV Innovation Forum. O relatório contém dados coletados com executivos sênior de provedores de Pay-TV, serviços de OTT, canais e proprietários de direitos.

Com nuances particulares relacionadas ao mercado latino-americano, a análise conclui que enquanto o sentimento global dos executivos de Pay-TV sobre o impacto dos serviços de OTT é cauteloso, na Latam eles estão mais otimistas, vendo novas oportunidades de “super-agregadores”: 83% dos participantes pesquisados acreditam que a mudança para a entrega por OTT terá impacto positivo em seus negócios – na média global, o número cai para 70%. E, apesar da expectativa de que a TV linear permaneça como um componente importante das ofertas de Pay-TV, os executivos na América Latina veem diversas novas oportunidades para modelos de agregadores que ofereçam uma gama de conteúdos e serviços em uma única assinatura: 74% dos executivos na região concordam que as plataformas de “super-agregadores” vão emergir nos próximos cinco anos, atraindo uma proporção significativa de clientes que pagam por conteúdo em vídeo.

Mas a maioria deles – 90% – entende também que inovar em preços e pacotes será necessário para atrair novos clientes e acredita que os desafios que o OTT pode trazer, como gerenciar a crescente complexidade e imprevisibilidade da perda de assinantes, vão exigir novas habilidades e ferramentas por parte do mercado. Além disso, 81% dos avaliados na América Latina aposta que uma proporção significativa dos assinantes de Pay-TV irá acessar seus serviços em dispositivos que usam Android TV, e que este desenvolvimento terá papel fundamental no futuro das estratégias de distribuição na região.

O otimismo também aparece em relação à perspectiva de crescimento para serviços de esportes OTT, uma vez que a maioria dos entrevistados acredita que eles seriam adições valiosas aos pacotes de TV por Assinatura: 93% deles prevê um crescimento de novos serviços de streaming de esporte de moderado a forte em relação aos próximos cinco anos, contra 85% da média global. Mas o resultado de outras regiões aponta que há ressalvas. O custo dos direitos de esportes, a confiabilidade da tecnologia e a infraestrutura limitada de banda larga seriam importantes desafios no lançamento de serviços OTT para esportes.

Por fim, o relatório indica que a pirataria segue sendo uma preocupação no mercado de Pay-TV, especialmente no continente latino-americano: 67% dos executivos da região consideram a pirataria um “grande desafio” para seus negócios, em comparação com 60% dos executivos globalmente. Além disso, 62% dos profissionais da Latam acham que a situação não melhorou ou até esteja piorando, ameaçando o valor agregado aos seus serviços.

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