Recentemente Louis Rodrigues, cineasta e diretor criativo na MOOC Studios e na CINE, finalizou um documentário gravado 100% com GoPro. O "Projeto AKAZA" retrata dez dias de vivências, separadas em cinco temporadas, com experiências locais na Cidade Baixa, em Salvador – BA. A AKAZA é uma casa itinerante coletiva que fomenta a pretitude e o intercâmbio cultural; um espaço que se apresenta com o objetivo de proporcionar vivências e experiências curadas e destinos sugeridos de acordo com cada edição. O documentário está disponível online.
A casa foi o local ideal para revelar os bastidores do intercâmbio cultural que acontece na região. Segundo Rodrigues, o documentário capta experiências que reforçam as relações, o viver com respeito a cultura do território do outro, trocas entre gerações e culturas locais. Além disso, o diretor conta que gravar o "Projeto" todo com uma câmera GoPro fez toda a diferença na mensagem e a maneira que as pessoas passam a enxergar a AKAZA. "É como se você estivesse lá dentro, vivendo tudo aquilo. A GoPro proporciona essa perspectiva de que estamos vendo com nossos próprios olhos", comenta.
Akaza conta com a curadoria dos articuladores culturais Gabriela de Paula, Louis Rodrigues, Mariana Oliveira, Matheus Gomes e Thalita Santana, que são responsáveis por fazer AKAZA acontecer, pensando em experiências que vão reforçar as relações e resgatar práticas ancestrais, motivando a autonomia de viagem preta a partir de sua rede, direta ou indireta, possibilitando conexões entre diversas áreas de atuação, trocas entre gerações e culturas locais, criando novas memórias e fortalecendo sua pretitude.