Comscore divulga relação entre estreias no cinema e números nas redes sociais

Nesta semana, a Comscore divulga a pesquisa "Cinema e Social Media: entretenimento e performance". Na análise, foram coletados dados de performance no cinema e nas redes sociais no Brasil usando as ferramentas Movies Comscore (International Box Office Essentials) – de Janeiro de 2019 a Setembro de 2022 – e Shareablee – de Janeiro a Setembro de 2022. 

Em ritmo de recuperação 

71 milhões de ingressos de cinema foram vendidos até 18 de setembro deste ano, representando um crescimento de 214% em relação ao mesmo período no ano anterior.

A Semana do Cinema, que ofereceu descontos com ingressos a partir de R$10, obteve resultados muito positivos: 3º melhor final de semana de 2022, +3,3 milhões de espectadores, + de R$36,2 milhões de renda dos dez filmes mais assistidos, 296% de crescimento em espectadores e 127% de crescimento de arrecadação. O filme "Órfã 2" foi líder de preferência com 1,4 milhões de espectadores e R$ 15,3 milhões de arrecadação. 

Estreias e sucesso com o público 

Os sucessos nesta retomada são diversos, desde Marvel Studios com "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" (foto) até a retomada do clássico "Top Gun: Maverick" com o astro Tom Cruise. Os títulos americanos saem na frente: 54% é a participação de mercado dos cinco títulos dos EUA enquanto.

No Top 5 estreias norte-americanas com seus respectivos públicos, estão "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", com 8,4 milhões; "Minions 2: A Origem de Gru", com 6,6 milhões; "Thor: Amor e Trovão", com 6,4 milhões; "The Batman", com 5,9 milhões; e "Top Gun Mavericks", com 5 milhões. 

Já o Top 5 nacional de estreias é composto por "Tô Ryca 2", com 520 mil; "Medida Provisória", com 462 mil; "Detetives do Prédio Azul 3", com 429 mil; "Eduardo e Mônica", com 399 mil; e "Juntos e Enrolados", com 248 mil. 

Campeões de bilheteria nas redes sociais 

Observar a performance em social dos campeões de bilheteria pode oferecer insights valiosos sobre a estratégia de comunicação destes sucessos. 

Dentre os títulos americanos, enquanto "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" lidera a audiência com um público de 8,4 milhões nos cinemas, já no ranking de total de ações de mídias sociais cai para 2º lugar, com 3,4 milhões de total de interações. "The Batman" está no 4º lugar de audiência nos cinemas (5,9 milhões) e é 1º lugar no ranking de total ações nas mídias sociais (4,4 milhões). 

Já entre os nacionais, "Tô Ryca" é primeiro em ranking de audiência nos cinemas (520 mil) e 4º lugar no ranking de total de ações de mídias sociais (61,4 mil). "Medida Provisória" é o 2º na audiência nos cinemas (462 mil) e lidera as mídias sociais no ranking do total de ações (93,8 mil).

Se o cinema e social media proporcionam entretenimento contando histórias, sua estratégia combinada pode ser alavancada com eventos, influenciadores e publishers, como é o caso de alguns destes destaques de bilheterias.

"The Batman", por exemplo, somou um total de 4.4 milhões de ações de mídias sociais. O jogador Neymar foi à première do filme em Paris e sua presença teve forte repercussão nas redes, saindo em canais de Instagram como TNT Sports e o do influenciador Hugo Gloss, por exemplo. 

Já a pré-estreia de "Doutor Estranho" contou com famosos como Jade Picon, influenciadora e ex-BBB, o que alavancou a performance dos canais social através do canal de Instagram da famosa. Outros destaquem foram no Instagram do cantor Zé Felipe e no do site Ingresso.com.

E falando de estreias nacionais, a comunicadora social e ativista Gabi Oliveira marcou presença na pré-estreia, impactando positivamente na performance social de "Medida Provisória" através da publicação no seu canal de Twitter. Também se destacaram publicações nos canais de Instagram InstaCinefilos e do Portal iBahia.

O influenciador Jon Vlogs fez sua estreia no cinema em "Juntos e Enrolados" e a publicação no seu canal de Instagram teve destaque. Além disso, publicações sobre o filme repercutiram com melhores números nos canais de Instagram atriz Cacau Protásio, que também fez parte do elenco, e no do site Imagem Filmes.

Por fim, com estreia prevista para o próximo 15 de dezembro, o filme "Avatar 2", de James Cameron, já mostra presença forte nas redes sociais e teve destaque no Instagram do influenciador Hugo Gloss, acumulando já mais de um milhão em ações de mídias sociais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui