Mostras Sociais do 32º Cine Ceará exibem "Benzinho", "Currais" e "Pluft, o fantasminha"

Três longas brasileiros estão nas Mostras Sociais do 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 7 a 13 de outubro, em Fortaleza. "Melhor Idade", "Acessibilidade" e "O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece" são mostras realizadas tradicionalmente pelo festival, como forma de democratizar o acesso à cultura a uma parcela da população que merece uma atenção especial. Toda a programação do Cine Ceará tem acesso gratuito.

Na Mostra Melhor Idade, dia 10, às 9h, no Cinema do Dragão, o Cine Ceará exibe "Benzinho", coprodução Brasil-Uruguai-Alemanha, com direção de Gustavo Pizzi. Protagonizado por Karine Teles (coautora da trama com o diretor), Adriana Esteves e Otávio Müller, o longa teve sua estreia em janeiro de 2018 no Festival Sundance de Cinema, nos EUA, na competição principal, e em agosto do mesmo ano chegou aos cinemas no Brasil. O filme conquistou diversos prêmios e indicações – como o Grande Otelo de Melhor Atriz para Karine Teles e Melhor Atriz Coadjuvante para Adriana Esteves. A exibição no 32ºCine Ceará é uma cortesia do Canal Brasil e da Vitrine Filmes.    

No dia 11, também às 9h no Cinema do Dragão, será exibido "Currais" na Mostra Acessibilidade. Produção cearense de 2019, com direção de Sabina Colares e David Aguiar, o documentário resgata um triste capítulo da história do país, durante a seca de 1932 no Ceará. Para impedir que os flagelados chegassem à capital Fortaleza, foram criados vários campos de concentração, onde eram aprisionados e submetidos ao trabalho escravo por militares e representantes da sociedade civil, legitimando os interesses da elite econômica por meio de políticas de repressão e higienização social. O filme recebeu vários prêmios, como Melhor Filme da Mostra Olhar do Ceará, no 29º Cine Ceará; Prêmio Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) de Melhor Filme de diretor estreante durante a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; e prêmios diversos no Festival de Aruanda do Audiovisual Brasileiro em João Pessoa (PB). Foi também selecionado para o International Documentary Film Festival de Buenos Aires, Festival Internacional de Cinema Político da Argentina (FICIP) e para o Festival Cine del Mar em Punta del Leste (Uruguai). 

A adaptação de um clássico da literatura infantil, "Pluft, o fantasminha", de autoria de Maria Clara Machado, é o filme que será exibido pelo Cine Ceará na Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, no dia 12, em duas sessões no Cineteatro São Luiz, às 9h30 e 14h30. A diretora Rosane Svartman transpõe para a telona uma das obras mais icônicas da dramaturgia brasileira para o público infantil. Tendo estreado em 1955 no teatro, com direção da própria autora, a história do fantasminha teve uma primeira versão para cinema em 1961, dirigida por Romain Lesage, e em 1975 ganhou uma adaptação para TV, ambas com Dirce Migliacio no papel de Pluft. O novo filme, que estreou nos cinemas em julho deste ano, tem no elenco nomes como Juliano Cazarré (pirata Perna-de-Pau), Fabíula Nascimento (Mãe Fantasma) e Arthur Aguiar (marinheiro Sebastião), além das crianças Lolla Belli como Maribel e Nicolas Cruz interpretando o fantasminha Pluft. A exibição no 32ºCine Ceará é uma cortesia da Raccord Produções.

O 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e parceria do Canal Brasil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui