Canal Rural amplia atuação internacional

Uma das metas do Canal Rural em 2009 é a ampliação de sua atuação internacional. O canal do grupo RBS projeta realizar a sua primeira transmissão internacional em agosto, no evento Copa do Mundo de Rodeios, que contará com seleções de montaria em touro de vários países. O projeto é da PBR (Professional Bull Riders), com quem o Canal Rural tem uma parceria. "Vamos captar o evento em alta definição e transmitir para o mundo todo", conta o diretor geral do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida. Nos Estados Unidos, o evento será exibido pela NBC e pelo canal a cabo Versus. A PBR é a detentora dos direitos e negocia a transmissão em outros países.
Além desse, o executivo do Canal Rural conta que pretende fazer a captação e a transmissão de outros eventos para o mercado internacional. Para isso, a captação será em HD, mesmo que o sinal brasileiro ainda seja em definição standard. "Estamos nos tornando produtores de conteúdo", diz o gerente executivo de conteúdo, Júlio Cargnino.
Almeida conta ainda que o canal deve começar a adaptar seus programas prontos para a venda no mercado internacional. Segundo o diretor, programas sobre técnicas, por exemplo, podem ser interessantes em outros países. "Um programa sobre técnica de cultivo de cana-de-açúcar pode ser interessante para produtores africanos", exemplifica.
Programação
A programação do canal, que hoje conta com cinco programas independentes – são 30 no total – também deve ganhar reforços de produções terceirizadas. "Estamos buscando parceiros para diversificar a programação", conta Cargnino.
Crescimento
Além de uma imersão no mercado internacional e mudanças na grade de programação, o Canal Rural tem expectativas otimistas de crescimento por meio da publicidade. Em 2007, o canal teve crescimento de 36% em suas receitas publicitárias em relação a 2006. Em 2008 foram 30% em relação ao ano anterior. "Para 2009 nossa projeção é de 20%", diz Almeida.
O Canal Rural está na Sky (que deixou de carregar o canal em agosto de 2007 e voltou a fazê-lo em dezembro de 2008); nos pacotes digitais da Net; nas parabólicas; e na Internet, onde o canal pode ser assistido ao vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui