Rio2C amplia oportunidades de negócios para o mercado audiovisual 

(Foto: Divulgação)

O Rio2C, cuja próxima edição será realizada de 4 a 9 de junho de 2024, na Cidade das Artes, fomenta a indústria audiovisual com uma abordagem 360. Além de dois palcos dedicados ao segmento, o Screenning Room e o Writers Room, que recebem profissionais renomados para abordar as temáticas mais relevantes do setor, o evento oferece oportunidades de negócios e de networking com as Rodadas de Negócios e os Pitchings Audiovisual, Creator, Editorial e Startups.

Depois de promover na última edição 1800 reuniões entre profissionais e gerar mais de R$ 180 milhões em negócios no setor, o mercado audiovisual do Rio2C volta ainda maior, com a participação de mais de 200 players, marcando o retorno de grandes empresas internacionais do segmento. Entre elas estão a emissora japonesa NHK, o grupo Banijay Endemol – holding internacional que controla diversas empresas de produção e distribuição de conteúdo para televisão e plataformas multimídia –, a  produtora francesa Gaumont, que tem investido na produção de séries de TV, a produtora mexicana Dopamine, a chilena Fábula (com sede também no Mexico e nos EUA), a TVN Chile (Television Nacional) e a produtora espanhola Mediacrest. 

Além dos players internacionais, executivos como Gabriel Jacome (Globo), Silvia Fu e Verônica Villa (WBD), Karen Santiago (A&E), Julia Priolli e Glauco Sabino (Amazon Studios), Rodrigo Aguilar (SBT), Fabio Mostof (Paramount), Tiago Mello (Boutique Filmes), Juliana Capellini (Conspiração Filmes), João Andrade (Coração da Selva), Rogerio Farah (Floresta), Fernando Dias (Grifa Filmes) e Nelson Sato (Sato Company) recebem projetos e produtoras pessoalmente nas Rodadas de Negócio. A lista completa de players está disponível no site, bem como as orientações para a inscrição de projetos nas rodadas de negócios. 

Assim como em 2023, as reuniões serão realizadas no Business Hall, espaço exclusivo para profissionais do audiovisual que oferece lounges para networking com objetivo de promover a maior interação entre produtores de conteúdo e executivos da indústria. No espaço, também serão realizados workshops de coprodução internacional, encontros com delegações nacionais e internacionais, mentorias com executivos estratégicos e o Pitching Audiovisual que, além de doc/factual, kids e ficção, traz comissões e players focados em projetos de esportes (trazendo o tema como narrativa), true crime (para histórias reais de investigação criminal) e conteúdo de impacto (projetos que potencializam transformações na sociedade). 

Novos pitchings 

Com o intuito de ampliar as oportunidades na realização de negócios, a edição de 2024 do Rio2C contará com três pitchings no setor. O Pitching Creator vai conectar criadores de conteúdos independentes com produtores e players do mercado audiovisual. Os participantes, que podem ser pessoa física ou jurídica, terão a oportunidade de apresentar sua ideias originais para produtoras e players (executivos de plataformas de streaming, distribuidoras, agregadoras e canais de TV, entre outros). As inscrições são limitadas.

Já o Pitching Editorial oferece a oportunidade para autores, editores e agentes literários apresentarem suas obras para adaptação, licenciamento e aquisição de direitos, com o objetivo de transformar essas narrativas em produções audiovisuais. 

E, nesta edição, o Pitching de Startups tem como objetivo conectar empresas de tecnologia com soluções de inteligência artificial à indústria criativa com uma vertical exclusiva para audiovisual e games. Serão apresentadas startups com soluções para produção, direção, desenvolvimento, gravação, distribuição, edição, roteiro, comunicação, recomendação de conteúdo audiovisual com a integração da IA e outros. Para a indústria de games, abrange o desenvolvimento, monetização e aprimoramento da experiência do jogador por meio da implementação da IA, além de soluções voltadas para gestão de RH.

Outras oportunidades para profissionais do mercado incluem lives, masterclasses, workshops e mentorias. 

Inscrições 

Para se inscrever nas Rodadas de Negócios e Pitching Audiovisual é necessário adquirir a credencial Industry. Para se inscrever nos Pitchings Creator é necessário adquirir a credencial Industry ou Creator. Já as inscrições do Pitching Editorial e de Startups são gratuitas através do site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui