A TV Cultura e a TV Brasil exibem o documentário inédito na TV "Narrativa de um Golpe, Almino Affonso conta Jango/64". No filme, produzido pela Opa!, o ex-ministro do Trabalho de Jango analisa o período de 1950 a 1964 vivido pelo País e explica a articulação político-militar que depôs o presidente da República João Goulart, o Jango. A TV Cultura exibe o filme no dia 1º/4, aniversário do golpe, às 22h.
Entre as passagens do documentário, Almino fala sobre o domínio americano, cujo objetivo era sufocar qualquer iniciativa nacionalista e deixar o Brasil subserviente. Almino Affonso também contradiz o conceito da maioria dos políticos, que achava Jango uma pessoa fraca. Para ele, o ex-presidente tinha uma personalidade ao mesmo tempo forte e pacífica. Como defensor da paz, Jango negou ao general Ladário Pereira Telles fazer qualquer movimento de resistência ao golpe.
Muitos momentos desse período são contextualizados com imagens e cinejornais da época, cedidas pela Cinemateca Brasileira e pelo Arquivo Nacional.
Ficha técnica
Concebido por: Paulo de Tarso Santos, Marcelo Souza e Gabriel Priolli
Direção: Marcelo Souza
Produção executiva: Paulo de Tarso Santos
Direção de produção:Eduardo Abramovay
Produção: Marcela Arruf
Um documento histórico deveria ser mais crítico, fazendo uma ponte com o presente, como, por exemplo, mostrando a violência e tortura que permeia o Brasil de hoje, com milhões de pessoas vivendo sob o jugo de criminosos, sem nenhuma cidadania, um sistema educacional que apenas produz passivos eleitores e o velho voto de cabresto travestido agora de "programas sociais". Parece que querem apenas transmitir a ideia de que tudo ficou no passado…