Dificuldades do "TV everywhere" e perspectivas do "cloud TV" preocupam operadores norte-americanos

O assunto TV everywhere é, como não poderia deixar de ser, um dos principais temas do evento Cable 2014, o principal congresso de TV por assinatura dos EUA, que acontece esta semana em Los Angeles. Dois pontos chamam a atenção em relação ao tema: a preocupação de que as pessoas ainda estejam tendo dificuldade de usar os serviços ou ainda conheçam pouco as funcionalidades que estão disponíveis e; a agressividade de operadores tradicionais que começam a usar as possibilidades do TV everywhere de maneira mais agressiva, como a Dish tem feito com o seu serviço Hopper.

A principal crítica à eficiência do modelo de TV everywhere veio de John Martin, CEO da Turner Broadcasting System. Segundo ele, o modelo de autenticação usado hoje é uma barreira de uso que acaba impedindo os usuários a terem o que eles querem. "É complicado lembrar as senhas, muitas vezes precisamos fazer o login para cada serviço diferente de TV everywhere… Isso simplesmente não funciona", disse. Nancy Dubuc, presidente da A+E, lembra que mais de 11 milhões de pessoas fizeram o download do aplicativo de TV everywhere da programadora, mas poucos usam.

Já na discussão sobre o serviço da Dish, a preocupação é que a operadora de DTH, que também é fabricante de set-tops (na verdade, a fabricante é a Echostar, do mesmo grupo) está disseminando o Hopper, um set-top baseado na tecnologia do Slingbox que transmite todos os canais que estão disponíveis no serviço tradicional via satélite, pela Internet, sem restrições . É uma vantagem que a Dish tem e que outros operadores não têm.

Por isso, é crescente a preocupação dos operadores de cabo com a decisão da Suprema Corte norte-americana sobre o caso Aereo. A disputa é justamente se alguém tem o direito de pegar um conteúdo que está disponível e torná-la disponível via Internet. Para Tony Werner, CTO da Comcast a próxima grande mudança tecnológica do mercado é o cloud TV, com cloud DVR. Ou seja, a capacidade de colocar o conteúdo tradicional na Internet, sem restrições. "Por isso o Aereo é algo importante. Estamos oferecendo conteúdos por streaming a partir do VOD e queremos ampliar isso", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui