Universal TV estreia a segunda temporada de "Unidade Básica"

Quatro anos após a estreia da primeira temporada, o Universal TV lança novos episódios de "Unidade Básica" no próximo domingo, dia 3 de maio, às 23h. A série, produzida pela Gullane e criada por Newton Cannito e as irmãs Helena e Ana Petta, parte da história do Dr. Paulo (Caco Ciocler), médico de família experiente que atua no cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde (porta de entrada do SUS no país) para abordar o dia a dia desses profissionais e refletir sobre a importância dos mesmos na nossa sociedade.

A diretora, Carol Fioratti, falou a TELA VIVA com exclusividade sobre o lançamento dos novos episódios: "A primeira temporada serviu para estabelecer como funcionava o dia a dia da Unidade Básica, apresentar essa realidade ao público. Trabalhamos com temas mais cotidianos, até na questão das doenças que escolhemos abordar. Na temporada nova, resolvemos ser um pouco mais ousados e abordar assuntos mais fortes. Falamos especialmente de questões femininas, como violência doméstica, gravidez na adolescência e o poder de escolha da mulher sobre seu próprio corpo. Isso partiu muito das próprias mulheres da equipe criadora". O produtor, Caio Gullane, também em entrevista exclusiva, completa: "Sempre amadurecemos de uma série para outra. Principalmente em relação à apuração do conteúdo. 'Unidade Básica' já nasceu com potencial de continuidade porque histórias sobre saúde estão sempre acontecendo. Não tivemos grandes mudanças de desenho ou dramaturgia, e sim de temas, que vieram de novas pesquisas e de casos reais que conhecemos".

A nova temporada, cuja estreia já estava prevista para este mês, chega em um momento no qual a saúde é a pauta principal no Brasil e no mundo. Sobre essa "coincidência", Carol Fioratti comenta: "O coronavírus lançou uma luz para a importância do SUS no Brasil. As pessoas estão discutindo mais isso, olhando mais para o sistema de saúde do país e entendendo a importância de defender essas instituições. Acho que nesse sentido, a série vem para ajudar o público a se identificar com o que está acontecendo ali e refletir sobre a maneira com a qual os médicos e enfermeiros se colocam na linha de frente por seus pacientes. É uma coincidência que veio para potencializar essa história". Gullane concorda: "É importante assistirem agora. É uma forma de entender os dilemas do sistema de saúde independente de uma pandemia. A sobrecarga que existe hoje é por conta de uma série de problemas. Os episódios falam bastante desses cuidados básicos de saúde que estamos ouvindo tanto esses dias".

A segunda temporada de "Unidade Básica" foi filmada em janeiro e fevereiro de 2019 e, ao longo do ano passado, ela foi montada e finalizada. Para este período de estreia, já estava previsto o início de uma nova leva de episódios. Caio Gullane confirmou que a terceira temporada está confirmada e que o coronavírus será um dos temas abordados. "Será um trabalho totalmente diferente. É impossível olhar para a saúde da mesma forma daqui pra frente", pontua Fioratti.

O produtor da Gullane Entretenimento aproveita para reforçar a importância do audiovisual em um momento como este. "O entretenimento virou quase um bem primário de necessidade. Temos sorte de ter um trabalho constante de séries e longas e estarmos lançando, além de 'Unidade Básica', diversos outros conteúdos. A força do audiovisual não é novidade pra gente – sempre acreditamos nisso – mas agora talvez esteja mais claro para as pessoas de uma forma geral. Um país sem seu próprio audiovisual é um país sem identidade. Agora, é ainda mais importante relembrar a força da produção independente brasileira e a necessidade da gente encarar de uma vez por todas a continuidade da política audiovisual no Brasil. Para promover e realizar projetos", explica.

Por fim, Caio Gullane conclui: "Estamos trabalhando dobrado na pandemia. O setor está se organizando para ser produtivo nessa quarentena e retomar o trabalho assim que for possível – estamos diariamente em contato com associações e entidades, como a APRO, para entender como será esse retorno. Nossa visão é otimista, acreditamos em uma retomada muito forte por conta dessa força que estão percebendo agora. E vamos continuar trabalhando em projetos como este, isto é, que tratem de assuntos dentro do entretenimento que sejam relevantes para a nossa realidade".

O UniversalTV exibe episódios duplos de "Unidade Básica" aos domingos, às 23h e às 23h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui