Documentário "Inspira", de Patricia Travassos, terá sessão especial na Cinemateca Brasileira

O documentário "Inspira", da cineasta e jornalista Patricia Travassos, investiga um mundo de delicadas conexões e profundas transformações a partir de reflexões de personalidades brasileiras como Ailton Krenak (foto), OSGEMEOS, Thiago Ventura, Lenine, Clarice Niskier, Itamar Vieira Junior e Julia Rocha, entre outros. O longa terá sua primeira sessão aberta ao público na Cinemateca Brasileira na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, às 19h30. A exibição é gratuita. A produção do documentário é assinada pela Prosa Press.

"Cada vez mais acredito que o primeiro passo para a inovação tem a ver com as conexões humanas, com a atitude de aprender com o outro e de se abrir para novas perspectivas de olhar para o mundo. Para mim, os encontros são capazes de nos transformar, mudar nossos caminhos e decisões"?, explica a diretora, especialista em inovação, que reflete em suas obras sobre o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas e relacionamentos humanos.

Reunindo sotaques, universos de atuação e cenários em geografias de Norte a Sul do país, o filme "Inspira" é, segundo Travassos, "um estímulo pra gente refletir sobre as referências que estão por trás da essência de cada um. Estamos todos conectados e, a partir da nossa consciência individual, somos capazes de impactar o pensamento coletivo".? O elenco do filme inclui ainda a pernambucana Flaira Ferro, a gaúcha Marcia Barbosa e a mineira Paola Antonini. Assista ao trailer:


Atualmente, Travassos faz parte do time de Especialistas da CNN Brasil e é diretora do Programa Projeto Upload, exibido na faixa "CNN Brasil Soft", e essa experiência como jornalista foi fundamental para fazer "Inspira". "Assim como os personagens do filme, mergulhei nas minhas próprias inspirações pessoais e descobri que sou resultado das inúmeras histórias que venho ouvindo dos meus entrevistados ao longo dos meus mais de 20 anos de carreira", diz. 

Ao longo do documentário, Patricia conduz o espectador numa visita ao universo de cada entrevistado e entrevistada, contextualizando a origem de seus propósitos e o processo de transformação deles e delas em ?sujeitos coletivos?. O racismo, o feminismo, a ancestralidade, as causas ambientais, de inclusão e até mesmo a cura de miopias sociais também são temas abordados na obra.

O filme foi realizado ao longo de quase dois anos, e as gravações, em formato 4K, de alta definição, aconteceram entre maio e agosto de 2021, nas cidades de Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Resplendor, Betim e Belo Horizonte (MG). "Inspira" foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio da 3M.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui