Documentário da GloboNews mostra brasileiros voluntários na criação de vacinas para Covid-19

Médica Christiane Machado

Vacinas de diversos laboratórios chegam hoje ao braço de milhões de brasileiros e são a arma mais importante na proteção contra o coronavírus. Mas para que esse momento se tornasse real, foram muitos estudos clínicos e testes controlados, que contaram com um importante fator humano: os voluntários. Neste domingo, dia 1º de agosto, às 23h, a GloboNews exibe o documentário "voluntário ****1864 – quem são os anônimos da vacina?", produção do canal e do Globoplay com histórias de brasileiros que decidiram participar do processo de desenvolvimento dos medicamento. No mesmo dia, o filme, dirigido por Sandra Kogut, será disponibilizado para assinantes no Globoplay. 

O documentário acompanha dez personagens a partir do momento em que preenchem o cadastro para participar dos estudos. A expectativa de serem aceitos ou não, o momento da aplicação da vacina, a rotina nos meses seguintes e o momento mais esperado: descobrir se receberam placebo ou vacina. Tudo feito em formato de diário pessoal e produzido de forma remota pelos próprios personagens. Sem filtros, os voluntários contam as motivações que nortearam a decisão, como o relacionamento com amigos e familiares foi afetado e os sentimentos ao receberem notícias de fracassos ou sucessos clínicos dos laboratórios. 

A partir dessas histórias, Sandra Kogut monta um painel de como o Brasil enfrentou a pandemia, como lidou com as decisões dos governantes e com informações muitas vezes desencontradas. "Todo mundo se reconhece nesse filme de alguma maneira porque, em alguma medida, é a história de todos nós nestes últimos 12 meses. Poderia ser qualquer um de nós. Mas o filme é também uma carta para o futuro. Um dia vamos olhar para trás e ver essa história tão trágica pelos olhos dos heróis anônimos, das pessoas comuns", explica Sandra Kogut.

São histórias de brasileiros diversos, mas que têm em comum a vontade de ajudar o próximo, a esperança no futuro, a consciência de que dependemos uns do outros. Histórias humanas como a de seu Newton, que topou participar do processo após a insistência das duas filhas. Morador da zona rural, ele nunca tinha tomado vacina. Ou a da médica Ana Marcela, de São Paulo, que decidiu ser voluntária por se incomodar com a propagação de fake news sobre a vacina e por ver de perto o alto número de mortes causadas pela doença no hospital onde trabalha.

"voluntário ****1864 – quem são os anônimos da vacina?" faz parte da série de documentários inéditos que a GloboNews lança neste segundo semestre. O canal, que comemora 25 anos em outubro, já produziu, desde 2014, mais de 70 documentárioscom a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui