Projeto Paradiso participa do Festival de Locarno, na Suíça

Entre os dias 4 e 14 de agosto, a cidade de Locarno, na Suíça, será palco do Locarno Film Festival, um dos mais prestigiosos eventos de cinema do mundo. O Projeto Paradiso participa da 74ª edição do Festival: pela primeira vez, estará representado por Silvia Cruz, conselheira do Projeto Paradiso, no 9º StepIn, no dia 5 de agosto, "think tank" exclusivo para convidados que permite a livre troca de ideias entre players selecionados da indústria audiovisual durante o evento. 

Na pauta deste ano, os debatedores analisam a situação da indústria cinematográfica sob uma perspectiva diferente, considerando as tentativas de retomada das produções ainda durante a pandemia. Silvia Cruz e os demais profissionais de diversas partes do mundo que compõem o painel trarão reflexões sobre os impactos sofridos por conta dessa paralisação, as oportunidades abertas nesse novo recomeço, como repensar as práticas de trabalho, além de pontuar assuntos como justiça econômica, melhores práticas de trabalho, igualdade de gênero, inclusão e saúde mental daqueles que trabalham no audiovisual.  

"Acredito que este think tank é uma oportunidade de imaginar um novo futuro para o cinema. Ainda que este seja um período de dificuldades para os produtores, também é o momento de dialogarmos sobre mudanças que criem um ambiente mais saudável e ainda mais promissor para essa indústria que movimenta uma cadeia infinita de profissionais, comodistribuidores, exibidores, produtores, agentes de vendas, fundos, plataformas, representantes de festivais e mercados", avalia Silvia Cruz, conselheira do Projeto Paradiso. 

Talentos em Locarno 

Um dos destaques do Projeto Paradiso nessa edição do Festival de Locarno é o apoio ao jovem distribuidor baiano Bernardo Lessa, da Vitrine Filmes, que recebeu uma Bolsa Paradiso para participar do U30 no Locarno Pro. Lessa é um dos oito profissionais do mundo – o único representante da América Latina – convidado a participar desse espaço para jovens talentos profissionais abaixo dos 30 anos. 

Outra integrante da Rede Paradiso de Talentos que estará no festival é Mariana Queen, pesquisadora e jornalista, que participa a convite da 11ª edição da Locarno Critics Academy, atividade em que ela escreverá sobre diversos filmes e acontecimentos, além de se reunir com críticos, programadores e cineastas. Atualmente, com o apoio de uma Bolsa Paradiso, Queen cursa a Maestria em Curadoria Audiovisual na EQZE, em San Sebastián, na Espanha. 

Além disso, o Projeto Paradiso apoia a realização do 4º São Paulo – Locarno Industry Academy International, evento que acontecerá durante o BrLab, em outubro de 2021. O workshop é voltado para jovens profissionais das áreas de vendas, distribuição, marketing, exibição e programação. 

"Estar presente em um festival tão relevante e, pela primeira vez, integrar um painel tão respeitável quanto o StepIn, que norteia as boas práticas do mercado, é mais uma oportunidade de contribuir para a presença dos talentos e produções brasileiras no mercado audiovisual internacional. Nosso cinema traz conteúdos e propostas de impacto que merecem ser compartilhados e nossa missão também é essa: privilegiar nossos talentos e colaborar para dar visibilidade, desenvolver e fortalecer o cinema nacional mundo afora", diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui