"Destino Educação" chega à terceira temporada no Futura

"Destino: Educação – Escolas Inovadoras", série documental que estreia em sua terceira temporada no Canal Futura na próxima quinta, 1º de setembro, investiga iniciativas educacionais transformadoras. Doze instituições de ensino espalhadas pelo mundo e inseridas em contextos diferentes reinventaram suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos, para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes. Realizado pelo Futura em parceria com o SESI – Departamento Nacional, o programa conta com consultoria do Instituto Inspirare. A produção é da Cine Group com direção de Sergio Raposo.

As escolas foram selecionadas a partir de uma pesquisa sobre tendências da educação, realizada pelo Porvir (programa do Instituto Inspirare), e estão localizadas em nove países: Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Índia e Inglaterra. São instituições que já adotam uma ou mais tendências, tais como a personalização do ensino, que considera a individualidade de cada aluno; o uso de tecnologia para aprendizagem; a experimentação dos conteúdos teóricos a partir de atividades práticas e projetos; o desenvolvimento de habilidades e competências como liderança, comunicação, cooperação e sociabilidade; a gameficação do processo educativo, que envolve tarefas, desafios, narrativa, pontuação e outros aspectos do universo dos universo dos jogos digitais; e a quebra dos muros invisíveis, conectando a escola com o mundo à sua volta, contextualizando o ensino e levando o aprendizado para fora da instituição.

"Destino Educação – Escolas Inovadoras" apresenta também a visão de especialistas como a diretora executiva do Instituto Inspirare, Anna Penido; o fundador do LABi – Laboratório de Inovação Educacional e PhD em Educação, Rafael Parente; o educador e escritor, André Gravatá; a editora do Porvir, Tatiana Klix; o professor de Políticas Educação Internacional da Universidade de Harvard, Fernando Reimers; o criador do Mundo Maker, Fabio Zsigmond; a socióloga Helena Singer e o pesquisador e doutor em educação Cesar Nunes.

Em formato de documentário, a temporada terá 13 episódios, com 52 minutos cada. Cada um deles é dedicado a uma instituição de ensino e o último apresenta todas as instituições da série, com o objetivo de refletir sobre as iniciativas de inovação no ambiente escolar.

O programa visitou as seguintes escolas: Projeto ncora (SP – Brasil), Colégio Fontán (Colômbia); Ross School (Estados Unidos), High Tech High (Estados Unidos), The Bath Studio School (Inglaterra), Steve Jobs School (Holanda), Ørestad Gymnasium (Dinamarca), Ritaharju School (Finlândia), The Riverside School (Índia), e3 Civic High School (Estados Unidos), Nave (PE – Brasil) e La Cecilia (Argentina).

Após a exibição no canal Futura, às quintas-feiras, os episódios também ficarão disponíveis online em www.futura.org.br/escolasinovadoras.

Livro

Inspirado na série, será lançado o livro "Destino: Educação – Escolas Inovadoras", uma parceria do Futura com a Fundação Santillana/Editora Moderna. A publicação refletirá sobre temas como a arquitetura e os espaços do ambiente escolar, a personalização do ensino, o uso de tecnologia, a educação integral, os métodos de avaliação e tutoria, entre outras inovações apresentadas no programa.

Participam do livro a gerente de Conteúdo do Canal Futura, Debora Garcia; o especialista em estudos de tecnologia aplicada à educação, Paulo Blikstein; a diretora executiva do Instituto Inspirare, Anna Penido; o educador e escritor, André Gravatá; a editora do Porvir, Tatiana Klix; a professora de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha; a socióloga Helena Singer e o pesquisador e doutor em educação Cesar Nunes.

O livro está disponível gratuitamente para download, por meio do link: www.futura.org.br/escolasinovadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui