Estadão e History lançam a minissérie especial "Aqui tem história: 200 anos de Independência"

A série "Aqui tem história", produzida pelo History, terá uma edição especial em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Para esta edição, que tem coprodução da Studio 750, o A+E Networks Brasil, proprietário do canal, fechou parceria inédita com o Grupo Estado.  Pioneiro e inédito, o programa levará à plataforma a marca Paladar, do Estadão, e tem como propósito, num cenário de locais importantes do centro da cidade de São Paulo, retratar fatos históricos, curiosidades e aspectos da culinária brasileira em diversas épocas, além dos reflexos na gastronomia atual. 

Na parceria, surgiu a ideia de criar uma minissérie com oito episódios, gravada em pontos turísticos paulistanos, para contar as histórias e as curiosidades de acontecimentos relevantes daquele período. Cada capítulo do "Aqui tem história – 200 anos de Independência" terá uma narrativa alinhada ao local. Um exemplo é o Viaduto do Chá, cenário do capítulo "Estrangeiros no Brasil e o que trouxeram de novidades econômicas – Dom João VI". No Mosteiro São Bento, o tema será "Como era a alimentação sacra, nas sociedades secretas e nos monastérios". No Largo da Memória, "Como eram as comidas de botequim". 

"Nosso papel sempre foi o de apresentar os fatos e seus personagens que marcaram nossa história e que nos ajudam a entender o presente, e este foi o objetivo pelo qual buscamos a parceria do Paladar, do Grupo Estado, para acrescentar desta vez como ao longo dos anos se formou a gastronomia brasileira como conhecemos hoje", explica Raul Costa, gerente geral da A+E Networks Brasil. 

"Esse projeto une a competência e a qualidade de produção do History com a credibilidade e a originalidade das reportagens do Paladar. Cria, na realidade, um novo caminho para a veiculação de conteúdos que não só informam o público, mas dão também aos nossos leitores e aos assinantes do canal a oportunidade de viver parte da história da Independência por meio de experiências que envolvem aromas e sabores guardados na história ao longo de dois séculos", diz Eurípedes Alcântara, diretor de jornalismo do Grupo Estado.

Para Paulo Pessoa, diretor comercial do Estadão, o lançamento demonstra a relevância do Paladar como uma fonte especializada de conteúdo em gastronomia. "A iniciativa de levar o Paladar para o mercado de TV e plataformas digitais do History reforça o reposicionamento multiplataforma do Estadão. Iremos agregar novas audiências altamente qualificadas e abrir novas oportunidades a partir de projetos publicitários para as marcas se aproximarem de seus públicos-alvo".

Para Lilian Akyama, diretora comercial do A+E Networks no Brasil, o projeto demonstra a versatilidade do History para traduzir em narrativas envolventes temas relevantes para a audiência e com um forte apelo para as marcas: "Isso tudo realçando a brasilidade, pilar que iremos reforçar com o History, e a credibilidade e potencial de amplificação da comunicação em todas as plataformas que ambas as marcas oferecem". 

A série estreia dia 5 de setembro, em comemoração ao bicentenário da Independência. O conteúdo produzido estará disponível para os assinantes de Pay TV e também será veiculado nas redes sociais e plataformas do History, assim como nas plataformas digitais da Paladar Estadão. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui