Canal Brasil comemora 25 anos com programação especial

"Cine Holliúdy", de Halder Gomes, é um dos filmes da programação especial de 25 anos do Canal Brasil (Foto: Divulgação)

O Canal Brasil completa 25 anos no dia 18 de setembro e, no mês do aniversário, terá quase 80% de sua grade voltada para a comemoração. A programação do canal vai celebrar e homenagear a sua história, além de estrear uma série inédita. Criada por André Barcinski e Marcelo Caetano, "Notícias Populares" tem lançamento marcado para o dia 29 e será protagonizada por Luciana Paes. A atração volta aos anos 1990 e aborda com bom humor as principais histórias do polêmico jornal que circulou por 38 anos em São Paulo. No elenco, ainda estão Ana Flávia Cavalcanti, Luiz Bertazzo, Ary França, e Tuna Dwek, além de uma participação especial de Bruna Linzmeyer. 

Entre os destaques, está a "Mostra Canal Brasil 25 anos", que vai exibir, aos sábados e domingos, 36 coproduções de ficção como "Cine Holliúdy", de Halder Gomes; "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; e "Marte Um", de Gabriel Martins. A grade conta também com maratonas de séries coproduzidas pelo canal, como "Os Últimos Dias de Gilda" e "Lei da Selva – A História do Jogo do Bicho", e edições especiais do "Cinejornal", que vão ao ar de segunda a sexta, às 13h15, e aos sábados e domingos, às 18h30.

Quatro faixas especiais completam a programação festiva: uma dedicada a curtas-metragens vencedores do Prêmio Canal Brasil de Curtas (com exibições de terça a sexta, às 22h); outra com documentários sobre diferentes temas como cultura, política, religião e meio-ambiente (no ar de segunda a sexta, a partir das 13h30); a "Faixa Retrô", que será exibida de terça a sexta, às 12h45 e às 21h30, com programas de apresentadores que marcaram a história do canal, como "Amigos, Sons e Palavras" (Gilberto Gil), "Espelho" (Lázaro Ramos), "Tarja Preta" (Selton Mello), "Rolo Extra" (Pedro Bial), "TransMissão" (Jup do Bairro e Linn da Quebrada) e "Arte do Encontro" (Tony Ramos e Bárbara Paz); e a "Faixa Musical", com  exibição de shows de artistas como Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Alcione e Seu Jorge, todos produzidos pelo Canal Brasil, que ocupa a grade de setembro de terça a sábado, a partir das 8h15. 

Histórico 

Principal coprodutor do cinema brasileiro, o Canal Brasil atingiu a marca de 400 longas coproduzidose, considerando o mercado internacional, é um dos mais atuantes do mundo. Além do grande volume de filmes, o Canal Brasil teve nos últimos anos presença constante e consistente nos principais festivais internacionais, resultado da curadoria e de um olhar apurado para o cinema independente. 

O Prêmio Canal Brasil de Curtas é realizado, desde 1998, nos principais festivais de cinema do país – como Festival de Gramado, É Tudo Verdade, Tiradentes e Brasília – com júris compostos por jornalistas e críticos de cinema. E, há 25 anos, o canal valoriza o formato e exibe curtas em sua grade todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui