Nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, a Globo realizou a segunda parte do Upfront 2022, evento promovido para apresentar as principais novidades da programação e os projetos comerciais para o próximo ano. As tendências apontadas indicam uma evolução da publicidade, transpondo fronteiras entre os ambientes digital e linear, além das muitas possibilidades para as marcas se conectarem com o seu público de forma assertiva, em uma comunicação 360°. Em linha com a campanha institucional lançada recentemente, a Globo levou o conceito de relevância, através do seu ecossistema que integra a TV aberta, 26 canais por assinatura, o streaming e os seus produtos digitais, e soluções baseadas em tecnologia e inteligência de dados para ampliar o retorno de seus parceiros.
Na apresentação desta sexta, talentos artísticos, do jornalismo e do esporte se uniram a executivos de negócios para detalhar as oportunidades e soluções disponíveis para os anunciantes. Digital first, variedades, dramaturgia, jornalismo, gastronomia, esporte, música e regional foram os pilares das possibilidades apresentadas. A proximidade e o conhecimento que a Globo acumula regionalmente, através da sua presença em 99% do território brasileiro e de suas 115 afiliadas, por exemplo, deu origem a 40 oportunidades comerciais para as marcas. Já em música, 2022 terá os dois megaeventos – Rock in Rio e Lollapalooza – com cobertura completa no Multishow e oportunidades no conteúdo, além do Carnaval, que retorna com os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro e os blocos de rua ao redor do país.
Oportunidades no digital: sites, plataformas e streaming
Segundo André Vinicius, diretor de Negócios com Agências da Globo, as novidade digital first "nascem a partir do pensamento digital, mas dialogam também com outras plataformas. Estar conectado hoje é estar em um mundo em movimento. Seja ele qual for".
E este é o caso, por exemplo, do Receitas.com, a plataforma do território de gastronomia da Globo que une os talentos da Globo e do GNT em um portfólio com mais de 100 mil receitas. Um dos projetos é o "ABC da Cozinha", no qual a ideia é ofertar truques para quem quer começar a cozinhar. Já o "Receitas de Fim de Ano" aproveitará um momento especial para encontros e celebrações para oferecer conteúdo relevante para uma boa comida em uma parceria com entrega integrada com Canal GNT e Nhac.
A globo.com, agregador de conteúdo que em agosto ganhou uma nova versão, com linguagem visual reformulada e mais tecnologia para melhorar a experiência do usuário, também oferece uma pluralidade de formatos para os anunciantes. Há opções para alcançar diferentes perfis e públicos no espaço que é considerado a "vitrine digital da Globo": são 295 milhões de visitas mensais. O portal reúne o conteúdo premium de todas as marcas do ecossistema Globo e tem um público engajado e frequente. Para os anunciantes, há opções em posições de destaque e com volume de impressões garantido, para quem quer alto impacto de visibilidade. Há ainda espaço para os que buscam contexto e conversão, tudo sempre tendo a inteligência de dados à disposição para respaldar as escolhas e ampliar os resultados dos parceiros.
Desde já, as marcas podem garantir reservas para as principais datas comemorativas e comerciais de 2022 – desde as mais relevantes para o mercado, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, como também pacotes específicos para os momentos de grande audiência da programação da Globo ao longo do ano. Entre eles, o "combo" atrelado ao período do "Big Brother Brasil", que pode ser adquirido sem que o anunciante tenha vínculo direto com o programa como patrocinador, ou à Copa do Mundo 2022. Eventos que, historicamente, trazem grande alcance e engajamento na página.
Já o Gshow apresenta o "Artigo Feminino", com oportunidades para anunciantes em diferentes formatos. O projeto será um espaço para informar mulheres – com conteúdo produzido também por mulheres – sobre saúde física e mental. Serão vários formatos diferentes para gerar interesse, engajamento e interação. Outra novidade é o projeto "Pai de Pets", com oportunidades voltadas aos apaixonados por pets. Serão vários temas cobertos pelo especial, entre eles: Talentos Globo e seus pets, Dicas e Cuidados para seu pet e, ainda, Pets exóticos.
No pilar de jornalismo, o g1 se consolida como o maior site de notícia do Brasil, com 65,7 milhões de usuários únicos por mês e 684 milhões de pagewiews também por mês. Ali, o público tem acesso à informação em diferentes formatos, como vídeos, textos, fotos e podcasts. Uma oportunidade para as marcas que queiram fazer parte de um espaço de relevância e credibilidade, especialmente em momentos marcantes para o Brasil como o Carnaval e as Eleições 2022, além das novas editorias, que expandem o universo de temas do site e trazem ainda mais oportunidades de parcerias em assuntos como meio ambiente, inovação, empreendedorismo, trabalho e carreira.
O ge, o site de esportes da Globo, é referência em jornalismo esportivo no Brasil com reportagens, coberturas esportivas, notícias do dia a dia, tabelas, melhores momentos dos campeonatos e, em breve, uma nova experiência de tempo real. Líder absoluto na categoria de sites esportivos, são mais 35 milhões de usuários por mês e mais de 11 milhões de visitas todos os dias. O ge também entra em campo no YouTube com mais de 50 milhões de views por mês e 1,6 milhão de inscritos.
No Globoplay, um dos destaques comerciais é "As Five 2". Spin off de "Malhação – Viva a Diferença", o produto original Globoplay tem grande engajamento e movimentou as redes sociais ao ter sua primeira temporada anunciada para exibição na TV aberta. As oportunidades, já para a segunda temporada, incluem entregas 360° – inclusive no conteúdo da trama.
No Cartola, o maior fantasy game da América Latina – e um dos maiores do mundo -, o apaixonado por futebol monta uma equipe a cada rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e soma pontos de acordo com os desempenhos dos jogadores escolhidos. São mais de 3 milhões de escalações por rodada e uma marca superior a 2 milhões de usuários por dia no app e na web. Para a temporada 2022, foi desenvolvido um projeto integrado envolvendo todas as plataformas – digital, app, site, programas e transmissões de futebol na TV Globo, SporTV e Premiere. O patrocínio no Cartola FC é feito por itens exclusivos dentro do game, envolvendo naming rights e ações de conteúdo. E há, também, cotas regionais.
A era do podcast
Como em 2020 mais de 28 milhões de pessoas ouviram podcasts no Brasil e o consumo disparou durante a pandemia, para o próximo ano serão oferecidos pacotes agrupados por território: Jornalismo, Histórias, Sociedade e Comportamento, Pets, Música, Cultura Pop e Entretenimento, na mais completa oferta para o formato de todo o mercado brasileiro. O anunciante pode marcar presença em diferentes programas atrelados ao mesmo tema e se conectar com talentos da podosfera e do universo Globo. Dentro de "Sociedade e Comportamento", por exemplo, haverá os principais podcasts que abordam pautas sobre o cotidiano, entre eles: "Jout Jout de Saia"; "Prazer, Renata", apresentado por Renata Ceribelli; "Mamilos", um dos mais relevantes do Brasil na discussão de temas quentes para a sociedade; "Saia Justa", "Papo de Segunda", "Que História é Essa, Porchat?" e "Astrológicas".
Destaque para o esporte
No Esporte, 2022 será especial para o futebol e a Globo vai trazer cada detalhe desse esporte que é a paixão dos brasileiros. Além de acompanhar todos os lances das novas temporadas dos principais campeonatos nacionais, como o Brasileirão e Copa do Brasil, a Globo terá uma cobertura especial da Copa do Mundo do Qatar. Mas antes, em fevereiro, a atração será Os Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, na China, que contarão com mais uma cobertura multiplataforma da Globo.
70 anos de novelas brasileiras
A Globo começará 2022 com todas as faixas de novelas com obras inéditas. Na faixa das seis, em "Além da Ilusão", Larissa Manoela protagonizará, ao lado de Rafael Vitti, a história de amor de Isadora e Davi, em uma viagem ao Brasil das décadas de 1930 e 1940, marcado por tempos de profundas mudanças. Logo após, no segundo semestre, chegará "Mar do Sertão", uma produção com temática contemporânea ambientada numa cidade fictícia do Nordeste brasileiro.
Na faixa das sete, estreará, já agora em novembro, "Quanto Mais Vida, Melhor!", uma comédia romântica que unirá quatro tipos bem diferentes, Neném (Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage), que verão suas vidas entrelaçadas por um acaso do destino. Para 2022, está prevista a estreia de "Cara e Coragem", na mesma faixa horária. E logo após "Um Lugar ao Sol", que estreia em novembro de 2021, chegará para o público das nove a nova versão de "Pantanal".
A força do reality show
Os realities shows têm espaço garantido nos canais e plataformas da Globo. O consumo do gênero cresceu 117% nas redes sociais de 2020 para 2021. O potencial de engajamento dos realities é enorme: pesquisas realizadas pela Globo mostram que 42% dos brasileiros já conheceram um produto ou uma marca por meio de um reality show. E 70% acreditam que as marcas que se associam a um reality têm credibilidade.
Em 2022, os títulos que já conquistaram o público estarão de volta, com novas dinâmicas e entregas pensadas para experiências multiplataformas. O "BBB", que terá a apresentação de Tadeu Schimidt, tem o combo perfeito para as marcas: alcance, visibilidade da mensagem, inserção no principal assunto do período e engajamento. E a nova temporada do reality já tem data de estreia marcada: dia 17 de janeiro. O "BBB" chega à vigésima segunda edição e a casa trará mudanças e novos ambientes, com participantes de dois grupos já conhecidos que estarão de volta: pipoca, para "anônimos", e camarote, para "famosos". Em 2022, a festa do líder vai ganhar uma novidade: antes da celebração, os participantes poderão comprar itens adicionais com suas estalecas. E o humor continuará com espaço garantido no "BBB" com um quadro que fará um resumo divertido do que rolou durante a semana. Outra mudança é que, desta vez, o público poderá assistir ao mesmo conteúdo do "Cinema do Líder" que os participantes no "BBB", mas em sua própria casa. O filme exibido para os brothers será transmitido no "Cinema de Cinema do Líder" nas noites de terças-feiras na TV Globo.
No Multishow, antes mesmo da nova edição começar, o "Aquecimento BBB" vai trazer os melhores momentos do "BBB 21" em 16 episódios, com entrevistas com ex-participantes e melhores momentos. E, para a temporada 22, a tradição de receber o eliminado da semana para uma entrevista continuará com o "BBB – A Eliminação".
Já no Globoplay, será possível acompanhar as câmeras ao vivo, trechos, programas na íntegra e o "Click BBB" na plataforma. No digital, o público contará com conteúdos especiais do "BBB" na próxima temporada. A editoria do "BBB" no Receitas.com ensinará a fazer pratos inspirados nos que os participantes consomem na casa. Além disso, na #RedeBBB, a programação chegará com atrações de segunda a sexta-feira. "Bate-papo com o eliminado", "Parada BBB" e "Mesa BBB", entre outros formatos, estão confirmados para a próxima temporada. Também haverá mais uma edição extra – e especial – que marcará o reencontro dos participantes da temporada na TV Globo.
Já a segunda temporada de "No Limite" tem estreia prevista para abril de 2022 e trará novidades: novo apresentador, novos participantes e um dia extra de exibição. Um dos maiores desejos do público na primeira temporada será atendido em 2022: o jogo terá duas exibições semanais, às terças e quintas, e o "Eliminação" voltará aos domingos com um programa inédito, exclusivo para a TV Globo, e uma outra edição no Multishow. Na nova temporada, anônimos entram na disputa de sobrevivência e convivência, com novas provas e dinâmicas.
O formato "The Voice" – e suas diferentes versões – está garantido na grade de 2022. Após o sucesso da primeira temporada, em fevereiro estará de volta o "The Voice+". André Marques volta ao comando da segunda temporada do reality musical para talentos a partir de 60 anos. E com estreia prevista para abril, a 7ª temporada do "The Voice Kids" seguirá com Marcio Garcia no comando. E, no segundo semestre, o público poderá acompanhar a 11ª temporada do "The Voice Brasil".