Em "Futuro Ex-Porta", Porta dos Fundos busca um novo integrante para o grupo

Estreia neste sábado, dia 30 de outubro, a primeira edição do reality show "Futuro Ex-Porta", oferecido pelo YouTube Originals, frente de conteúdos originais, inéditos e exclusivos da plataforma. Como parte das celebrações dos dez anos que o Porta dos Fundos completa em 2022, o grupo abriu inscrições para selecionar um novo talento para o seu elenco. Foram mais de sete mil inscritos, e a pessoa escolhida se unirá ao time de sucesso ao lado de nomes como Fabio Porchat, Thati Lopes, Gregório Duvivier, Evelyn Castro, Antônio Tabet, Noemia Oliveira, João Vicente de Castro e Rafael Portugal, entre outros. A direção do reality é de Rodrigo Van Der Put e o roteiro é co-criado por Fabio Porchat, Guilherme Tomé e Gustavo Vilela. 

Em formato de reality show, o "Futuro Ex-Porta" acompanha, durante oito episódios, todas as etapas da seleção do novo integrante do grupo. Neste sábado, 30, serão lançados os primeiros dois episódios do reality, que serão divulgados semanalmente, no canal do YouTube do Porta dos Fundos. No primeiro deles, o elenco se reúne para escolher dez humoristas entre as milhares de inscrições de todo o Brasil. A partir daí, os competidores participam de provas que envolvem a recriação de cenas clássicas, esquetes inéditas e muito improviso. Assista ao trailer:

"Logo que abrimos as inscrições, veio a pandemia, aí decidimos prorrogá-las. Todo o processo demorou muito e foi adiado justamente por conta da pandemia. Já tínhamos essa ideia há muito tempo, isto é, achar um novo talento pelo Brasil. Essa ideia ficava circulando entre a gente, até que encontramos no YouTube Originals essa parceria. Queríamos muito furar esse eixo de Rio-São Paulo, conhecer talentos do Brasil inteiro. O primeiro desafio foi fazer essa triagem", contou Fabio Porchat em coletiva de imprensa virtual. 

"Eu morria de medo dessa ideia. Não sou espectador de reality show, morro de medo de expor as pessoas. Fui com medo, mas me apaixonei por todo mundo desde o primeiro dia. É um recorte de pessoas muito legal. Gente que curte muito o Porta, grandes criadores de conteúdo, além de atores. Foi uma seleção de gente criativa. Por mim, ficava com todos eles no grupo", completou Gregório Duvivier. 

"Todo mundo sofreu pra escolher, tinham mesmo muitos talentos. A gente se divertiu muito tendo acesso a tanta coisa legal. Ouvimos sotaques muito diferentes e diferentes tipos de humor também, o que é muito bem-vindo", acrescentou Noemia Oliveira. 

Dez participantes disputam uma vaga no elenco do Porta dos Fundos

Dinâmica 

Ao longo do programa, o elenco do Porta será jurado das provas eliminatórias e o público pode esperar ainda a participação de "ex-Portas", como Karina Ramil e Júlia Rabello, em episódios específicos. 

Segundo Porchat, o critério de eliminação varia de acordo com cada prova. "Tentávamos ser justos com o momento daquele desafio específico, mas acabamos avaliando também como a pessoa se comporta nos bastidores, ali com o grupo. Afinal, iríamos contratar alguém que conviveria muito com a gente", disse. Para Duvivier, a eliminação era sempre um dilema: "Não sabia se a gente levava em conta a personalidade da pessoa. Porque lá no começo, no primeiro corte, avaliamos só a qualidade do trabalho. Mas depois fomos contaminados pelo carisma de cada um. A personalidade de um comediante tem muito a ver com o trabalho dele. As coisas se misturam. No Porta, a gente trabalha em conjunto sempre. Então não adianta só avaliar um possível candidato em individualmente. O que a gente mais queria era entender como uma pessoa serve a uma cena, o funcionamento dela no coletivo". 

Porchat ainda contou que, no começo, a ideia era fazer uma brincadeira até na hora da eliminação: "Mas logo percebemos que não podíamos fazer isso. As pessoas ficavam muito tristes de verdade. Elas levaram mais a sério do que a gente imaginava. Foi muito emocionante. De certa forma, nos demos conta de tudo o que fizemos nesses dez anos. O programa tem depoimentos do elenco, dos ex-participantes… Todo mundo ficou muito tocado e emocionado com aquilo tudo. É muito legal ver que deixamos de ser novidade mas, mesmo assim, continuamos crescendo. E é muito bom ver tanta gente querendo entrar no Porta para mudar de vida". 

Recriar esquetes clássicas do grupo é uma das provas que os concorrentes enfrentam

O projeto 

Rodrigo Van Der Put, diretor do reality, contou que o projeto foi sendo construído à medida em que era gravado, apesar de ter contado com uma preparação de meses: "Nós sabíamos que o programa tinha que ter o DNA do Porta e ser engraçado. Nos programamos para pregar peças sempre, pensando na coisa do game show mesmo, do humor do Porta. Mas fomos nos adaptando aos participantes e entendendo que estávamos lidando com sonhos. Aí o programa virou uma coisa muito maior". 

Antes da pandemia, o projeto envolveria uma série de filmagens externas e diferentes locações – planos que acabaram suspensos. "No fim, usamos essa questão a nosso favor. Decidimos fazer uma coisa menor, concentrada em um mesmo ambiente, aí surgiu a ideia da 'Fantástica Fábrica do Porta', que é o lugar onde filmamos. Fomos trazendo elementos do Porta para o espaço. É como se os participantes vivessem por um período dentro dessa fábrica, onde a comédia está sendo feita", explicou Van Der Put. 

O "Futuro Ex-Porta" é patrocinado pelo Magazine Luiza e faz parte do YouTube Originals, uma iniciativa que traz para o público da plataforma conteúdos originais e inéditos com grandes personalidades do YouTube. "O Porta dos Fundos começou no YouTube e lá tem uma casa cheia de pessoas que adoram seus conteúdos. Depois de quase dez anos, é um prazer continuar caminhando com eles e esse novo projeto reforça o sucesso dessa parceria", diz Manuella Villela, Diretora de Parcerias do YouTube para Top Criadores e Figuras Públicas no Brasil. 

Whindersson Nunes em esquete especial para lançar o "Futuro Ex-Porta"

Lançamento

No domingo, dia 31, às 18h, estreia uma esquete especial no canal do Whindersson Nunes para promover o reality show. No vídeo, o elenco do Porta dos Fundos visita a empresa do humorista, e se encanta com os benefícios de trabalhar lá, provocando os atores a se tornarem de fato "ex-portas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui