Concebido para dar mais visibilidade à produção de curtas-metragens que passeiam da ficção ao documentário e retratam os mais diversos assuntos do cotidiano, o projeto + Curtas, do SescTV, exibe ao público produções que abordam temas como direitos humanos, infância e juventude, relacionamentos intergeneracionais e identidade racial e de gênero, entre outros, tudo sob o olhar de diversos diretores.
Em dezembro, o SescTV exibe duas produções premiadas no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, em 2021. Embora de países diferentes, ambas lidam com temáticas que trazem à cena tanto as diferenças sociais quanto os conflitos e abusos familiares.
Com exibição nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o curta brasileiro "Gilson" (foto), dirigido por Vitoria Di Bonesso, aborda a desigualdade social e a concentração de renda por meio do dia a dia de um entregador de aplicativo de delivery que precisa trabalhar durante a pandemia de Covid-19.
Por sua vez, a diretora Inès Girihirwe, de Ruanda, dirige seu olhar para as questões familiares em "Libertação (Breaking Ground)". O título, com exibição na mesma data, foca o cotidiano de Anna, uma mulher maltratada pelo marido que, após mais um incidente conjugal, decide largar tudo. Ela deixa o lar e busca aventuras na casa de seus vizinhos, dando início a uma mudança no curso de sua vida.