O Gloobinho, canal da Unidade Infantil da Globo, inicia 2022 com novidades: o lançamento do "Gloobinho de Ideias", projeto que incentiva uma relação mais interativa e divertida das crianças em idade pré-escolar com as telas. Por meio de vídeos curtos com tutoriais de fácil execução, no formato "passo a passo", elas vão poder aprender e brincar ao lado dos pais, enquanto interagem com os conteúdos do Gloobinho, por meio de atividades para cada momento do dia – manhã, tarde e noite – e através de temáticas que trazem o universo dos animais, da aventura, da família e da música, entre outros. A iniciativa contribui com a jornada familiar com propostas de brincadeiras que acompanham e respeitam os momentos da rotina da criança. O "Gloobinho de Ideias" poderá ser visto nos breaks da programação e no YouTube e no Instagram da marca a partir desta terça-feira, dia 1º de fevereiro.
"O ponto de partida para a criação da iniciativa foi o estudo 'Passos e Descompassos da Primeira infância', que nos trouxe insights valiosos sobre essa fase do desenvolvimento infantil. A pesquisa nos permitiu entender que a luz solar tem grande influência na rotina da criança. A partir daí, surgiu a iniciativa de um intervalo mais interativo e que trouxesse propostas de atividades alinhadas com esses três momentos do dia: manhã, tarde e noite; e que apoiasse as famílias na jornada diária com a criança, proporcionando entretenimento, tempo em família, além de uma relação menos passiva com a tela", conta Luciane Neno, gerente de marketing e plataformas digitais da Unidade Infantil da Globo, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. Confira um teaser do projeto:
"O Gloobinho de Ideias" representa um convite para um momento especial de brincadeira em família. A intenção é apoiar os pais com as rotinas das crianças – tão alteradas nos últimos tempos pela pandemia – a partir de vídeos com atividades especiais para os três grandes momentos do dia e suas diferentes necessidades. Pela manhã, é a hora do edutainment – entretenimento projetado para educar e divertir -, onde entram em cena letras, formas, cores, curiosidades e valores. Já na parte da tarde, as peças pretendem estimular o movimento, apresentam brincadeiras que ajudam a extravasar a energia, desenvolvem a autonomia e a parceria entre irmãos, como os tutoriais para criar um jogo de basquete no copinho, um chocalho de grãos ou um joguinho de encaixe. Por fim, à noite, conteúdos como a atividade de "dedoches" ou de pintar amiguinhos em colheres de pau contribuem para o desacelerar, com ações que emendam no banho, jantar e, finalmente, no sono.
"As propostas de atividade são um convite para interação, tanto entre crianças e cuidadores, quanto com os conteúdos do canal. Elas se divertem assistindo aos conteúdos, enquanto praticam, brincando, habilidades que já estão em desenvolvimento, como a coordenação motora, a identificação de símbolos e a criatividade. Acreditamos que, dessa maneira, a relação ativa de consumo das telas e conteúdos gera mais significado para as crianças", explica Neno.
"Pela faixa-etária das crianças, as atividades necessitam da assistência de um adulto e essa é também uma oportunidade para interação e o desenvolvimento de habilidades sociais, trocas e tempo em família. As conexões nessa fase do desenvolvimento são muito importantes para o aprendizado", reflete.
A iniciativa, apoiada na linha antroposófica, se fundamenta em três pilares: apoio aos pais no desenvolvimento dos filhos com insights de atividades em família; estímulo para as crianças interagirem e entrarem em contato com a sua criatividade em momentos de expansão e contração; e respeito às áreas do desenvolvimento infantil, como a socialização – coordenação, movimento, linguagem e comunicação. O projeto contou com a curadoria da designer, artista e crafter Estéfi Machado nas atividades propostas para cada momento. Nos vídeos, são as mãos das artistas que aparecem executando cada passo das atividades.