TV aberta é um forte canal de divulgação na Black Friday, aponta estudo da Tunad

Muitas lojas já iniciaram suas ações de divulgação pela TV, um dos canais mais utilizados por grandes marcas do varejo para a Black Friday 2023, que acontecerá no dia 24 de novembro. Estudo realizado pela Tunad (veja na íntegra aqui) revela que durante a Black Friday de 2021, a Shopee foi a marca que mais anunciou na TV aberta com conteúdo relacionado ao dia festivo, responsável por um total de 13% de todos os anúncios sobre o assunto exibidos na TV aberta no período de 12 de novembro a 26 de novembro de 2021. Em 2022, a Shopee manteve sua liderança em quantidade de anúncios sobre a Black Friday, aumentando sua participação para 16%. Outras marcas de varejo online, como Mercado Livre e Amazon, também estiveram fortemente representadas nos anos de 2021 e 2022 em termos de inserções publicitárias relacionadas ao tema. 

Em 2021, a Amazon foi responsável  por 12% das inserções, elevando essa cifra para 14% em 2022. Por sua vez, o Mercado Livre aumentou sua participação de 7% em 2021 para 8% em 2022. Em termos de "Uplifts" – aumento nas buscas por uma marca no Google; o Mercado Livre se destacou em 2022. Vendo como exemplo as inserções das emissoras de TV Aberta de São Paulo, a marca apresentou uma média de 261 buscas a mais por cada inserção, seguida pela Shopee com 195 e Amazon com 140. O número de anúncios relacionados à Black Friday na TV aberta cresceu 14,7% de 2021 para 2022, levando em conta as inserções dos 15 dias que antecederam o evento em ambos os anos. Esse aumento foi grande parte alavancado pelo varejo online. fazendo o mesmo exercício para 2023, projeta-se uma continuidade dessa tendência com um crescimento estimado de 10% nas inserções em relação ao mesmo período de 2022.

Segundo a Tunad, o estudo foi possível graças ao seu sistema de inteligência de mídia que captura sinais dos canais da TV aberta e PayTV, identifica os conteúdos veiculados e analisa todas as inserções de todas as marcas para fazer cruzamentos e identificar se os anúncios tiveram impactos em algum indicador específico, como as buscas no Google. "Hoje, auditamos para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto. E os canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H,Discovery Kids,ESPN2,  ESPN4,ESPN Brasil, Fox/Star, FX ,Globo News,GNT,Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva, Warner Channel. Porém, para clientes, conseguimos monitorar a maioria das praças no Brasil", explica Cesar Sponchiado, CEO da Tunad. 

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