Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chega a sua 8ª edição

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba está se aproximando de sua 8ª edição. Marcado para os dias 05 a 13 de junho, o evento este ano ocupa ainda mais a cidade, ampliando seu diálogo com o público local. Entre os objetivos do Festival, estão inovação da linguagem e a reverberação de movimentos sociais e políticos.

A organização do Festival afirma que uma das prioridades é a qualidade da seleção, que busca sempre a pluralidade em suas mostras. Nesse sentido, uma das grandes novidades para esta edição é um espaço dedicado exclusivamente ao cinema brasileiro. A mostra Olhares do Brasil fará um apanhado de curtas e longas-metragens ainda inéditos por aqui ou que já figuraram em festivais do Brasil e do mundo.

As mostras já tradicionais do evento também estão de volta: a Olhar Retrospectivo destaca um grande nome do cinema mundial, fazendo uma retrospectiva e refletindo sobre sua obra e trajetória; a Olhares Clássicos traz filmes que marcaram a história do cinema, unindo diretores de diversos países, gêneros e épocas; a mostra Foco apresenta a obra de um novo autor, ainda não conhecido ou pouco visto. Apostas e descobertas estão reunidas na mostra Competitiva, em longas e curtas-metragens – são filmes novos, ainda inéditos no Brasil; a mostra Novos Olhares dedica-se a longas de propostas estéticas mais radicais, enquanto a Outros Olhares, que traz curtas e longas, traça um diálogo entre filmes ainda inéditos e aqueles que já possuem um trajetória nacional e internacional em festivais e mostras recentes. Por fim, há ainda a mostra Pequenos Olhares, dedicada a crianças e adolescentes, com filmes para toda a família, e a Mirada Paranaense, que traz em sua seleção um panorama da produção audiovisual do estado.

Em relação ao local de realização do Festival, ele mais uma vez ocupará as salas dos shoppings Crystal e Novo Batel e terá um novo ambiente: o CinePasseio. Recém-inaugurado, o espaço cultural tem duas salas de cinema e ocupa uma edificação histórica da cidade, especialmente restaurada e adaptada para receber atividades culturais. Os três locais receberão outra novidade desta edição, os Encontros de Cinema. A atividade surge como uma proposta paralela ao festival, voltada para o mercado, e conta com duas vertentes: o Encontro de Cinema de Curitiba, presencial, e o Encontros de Cinema Virtual, com diversos conteúdos on-line. O 1º Encontros de Cinema de Curitiba acontece de 9 a 11 de junho e tem diversas atividades, como masterclass, painéis, diálogos, pitching aberto, estudo de caso, Q&A Ancine e sala de criação.

O 8º Olhar de Cinema conta com patrocínio do BRDE, FSA e Ancine, apoio da Copel, BigBen, Ademilar, Lojacorr, incentivo da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, Fundação Cultura de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, Profice, Governo do Paraná e realização da Grafo Audiovisual, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui